ENCONTRADA CAUSA PROVÁVEL DO ACIDENTE DA AIR ALGERIE
Os reguladores do setor da aviação deverão emitir novas
recomendações na sequência das investigações do acidente com um avião da
Air Algerie, no Mali, em Julho de 2014. O MD-83 perdeu o controlo
depois de atingido por gelo, ao atravessar uma tempestade, estando o
sistema de degelo desligado. De acordo com a agência francesa de
investigação de acidentes na aviação, o Bureau d’Enquêtes et Analyses
(BEA), que está ajudar o Mali a investigar este acidente, o MD-83
aparenta ter entrado em dificuldades depois dos sensores que medem a
pressão na entrada dos motores terem ficado bloqueados com gelo. Quando o
avião entrou numa tempestade, o piloto automático pensou que a potência
era demasiado elevada e reduziu os motores abaixo do nível necessário
para manter a velocidade de cruzeiro àquela altitude, dando início a uma
cadeia de eventos que o fez perder o controlo do aparelho.
O trabalho dos investigadores foi prejudicado pelo facto do cockpit voice recorder (VCR),
a “caixa negra” que registra os sons e as vozes na cabine, ter ficado
danificado. Passaram meses a reconstruir os parâmetros dos motores a
partir do gravador de dados do MD-83 operado pela empresa espanhola
Swiftair. A análise dos dados indicia que a tripulação não ativou o
sistema de degelo que protege os sensores de entrada de ar dos motores. À
medida que descia em direção ao solo, o avião rolou subitamente para a
esquerda e caiu quase a pique, matando 116 pessoas. Segundo o BEA, a
“caixa negra” dos dados não fornece qualquer informação sobre a tomada
de medidas por parte da tripulação para recuperar a entrada em perda do
avião, mas a investigação continua e um relatório final é esperado em
Dezembro.