NOTÍCIA NÃO CONFIRMADA PELOS ENVOLVIDOS EM UMA QUASE COLISÃO ENTRE AVIÃO DA GOL E UM CARGUEIRO DE PORTO RICO
Um
avião da Gol que cumpria o voo G3 7625 na rota de Punta Cana à
Guarulhos, com escala em Caracas, quase se envolveu numa colisão nesta
segunda-feira (9). O incidente teria sido causado por uma aeronave com
registro no território americano de Porto Rico, pilotada por uma
tripulação dos Estados Unidos.
Fontes ligadas ao Controle Aéreo de Punta
Cana indicaram que o avião de prefixo N376AC da empresa Air Cargo
Carriers vinha em rota contrária ao Boeing 737-800 da Gol e,
teoricamente, descumprindo uma orientação do controle de tráfego local.
O mínimo de separação vertical de
segurança previsto pelas regras aeronáuticas é de mil pés, o equivalente
a 300 metros. A mesma fonte informou, no entanto, que os dois aviões se
cruzaram a menos de 60 metros um do outro. Apenas os dados do radar do
Controle Aéreo de Punta Cana poderão informar a distância exata.
A fonte dominicana garantiu que o
incidente já vem sendo investigado, embora o Controle de Punta Cana
ainda não tenha confirmado a ocorrência oficialmente. Procurada pelo R7,
a Gol afirmou que o voo "transcorreu normalmente".
Entretanto, os dados técnicos de voos
disponibilizados no Flight Radar 24 — site especializado em aviação—
mostram uma queda repentina de altitude durante a subida da aeronave
brasileira quando ela atinge cerca de 8.300 metros , o que é considerado
anormal por especialistas.
Segundo a fonte ouvida pela reportagem,
"tudo indica que o controlador que monitorava o espaço aéreo tenha
orientado o posicionamento de ambas as aeronaves de forma correta". A
suspeita é que a determinação não teria sido cumprida pelos americanos. A
Air Cargo Carriers não respondeu à reportagem.
Para evitar colisão
É possível que o TCAS das aeronaves
tenham sido acionados, impedindo o choque. O TCAS, sigla em inglês para
Traffic Collision Avoidance System, monitora o espaço aéreo em volta dos
aviões e detecta a presença de objetos próximos.
Assim que o objeto é detectado, o
dispositivo dispara uma gravação com a palavra "traffic" (tráfego), e
indica uma rota de fuga para o piloto, como "increase descent" (desça
imediatamente) ou "pull up" (suba).
O terminal de Punta Cana recebe voos
regulares da América do Sul, América do Norte e Europa. É o terceiro
mais movimentado do Caribe, com cerca de 80 voos domésticos diários,
além de 55 internacionais.
fonte/R7/ViaNotimp
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