Pular para o conteúdo principal

TRÊS PESSOAS FICAM FERIDAS APÓS QUEDA DE HELICÓPTERO NO PARANÁ

Helicóptero estava com o Certificado de Aeronavegabilidade vencido desde setembro de 2012 (Foto: Rodrigo Galo/ Arquivo Pessoal) 
Helicóptero estava com o Certificado de Aeronavegabilidade vencido desde setembro de 2012 (Foto: Rodrigo Galo/ Arquivo Pessoal)
Três pessoas ficaram feridas após um helicópter, prefixo PT-YHP, cair por volta das 13h30 deste domingo (7), em Terra Boa, no noroeste do Paraná. Segundo a Polícia Militar (PM), a aeronave levantava voo, para fazer um passeio panorâmico, quando ocorreu uma pane mecânica e caiu. Conforme a polícia, o helicóptero estava a aproximadamente 10 metros de altura quando ocorreu a pane. Ao todo, quatro pessoas estavam na aeronave. Após o acidente, o piloto fugiu sem prestar socorro às vítimas.

Dois homens de 48 e 44 anos e uma criança de nove anos eram passageiras do helicóptero. Os três foram levados para o Hospital Municipal São Judas Tadeu, em Terra Boa, com ferimentos leves. O homem de 48 anos e a criança foram liberados após o atendimento. Já a vítima de 44 anos, pai da criança, foi transferido para um hospital de Campo Mourão, no centro-oeste, com suspeita de fratura na clavícula.

Neste domingo, os moradores do município estavam reunidos no Parque de Exposição em um almoço preparado para a 4ª Festa das Nações.  Conforme a polícia, perto das 13h, um helicóptero sobrevoou a festa e pousou ao lado do Parque. Pouco tempo depois, ocorreu o acidente. A aeronave caiu no pátio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com as hélices viradas para baixo.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o helicóptero, fabricado para transportar apenas três pessoas, estava com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) cancelado. O documento venceu no dia 5 de setembro de 2012 e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) estava vencida desde 16 de dezembro de 2010.

Segundo o prefeito Valter Peres (PDT), a organização da festa não contratou nenhum serviço aéreo para o evento. “Nós não contratamos nenhuma empresa para realizar voos panorâmicos durante a festa. Para nós foi uma surpresa quando vimos esse helicóptero chegando à cidade”, argumenta o prefeito. “Infelizmente não temos como controlar o espaço aéreo”, acrescenta.

fonte/foto/G1


Dados da aeronave via RAB


MATRÍCULA: PTYHP
Proprietário:
CBM CONSTRUCOES LTDA
CPF/CGC:

Operador:
CBM CONSTRUCOES LTDA
CPF/CGC:

Fabricante:
ROBINSON HELICOPTER
Modelo:
R44
Número de Série:
0523
Tipo ICAO :
R44
Tipo de Habilitação para Pilotos:
R44
Classe da Aeronave:
HELICOPTERO 1 MOTOR CONVENCIONAL
Peso Máximo de Decolagem:
1089 - Kg
Número Máximo de Passageiros:
003


Categoria de Registro:
PRIVADA SERVICO AEREO PRIVADOS
Número dos Certificados (CM - CA):
15372
Situação no RAB:

Data da Compra/Transferência:
140408


Data de Validade do CA:
05/09/12
Data de Validade da IAM:
161210
Situação de Aeronavegabilidade:
CERTIFICADO DE AERONAVEGABILIDADE (CA) CANCELADO
Motivo(s):


  • IAM vencida
  • Consulta realizada em: 08/12/2014 06:25:36


    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

    Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
    O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
    Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
    Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
    O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
    Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
    fonte/foto/UOL

    Da…

    VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA