Pular para o conteúdo principal

PORTUGAL NÃO NEGOU AUTORIZAÇÃO A AVIÃO QUE TRANSPORTAVA DOENTE INFECTADO COM EBOLA

Ambulancia F-HCRT

O Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) confirmou nesta tarde de quarta-feira, dia 8 de Outubro, que as autoridades portuguesas não negaram a escala para reabastecimento de um avião ambulância de registro francês que transportava uma médica norueguesa infectada com o vírus Ébola.

O avião civil em causa fez um pedido, na passada segunda-feira, pelas 22h30, para escala técnica, simultaneamente aos aeroportos de Las Palmas (nas ilhas Canárias,Espanha) e da ilha da Madeira (Portugal), não tendo sido invocada, em nenhum momento, situação de emergência, diz a nota do INAC.

“O gestor aeroportuário sugeriu que o reabastecimento fosse efetuado no Aeroporto de Lisboa, por entender que o protocolo de saúde responderia melhor a este caso concreto, na eventualidade de se revelar necessária alguma intervenção”, refere o comunicado do INAC que justifica a opção do comandante da aeronave por ser o aeroporto espanhol o mais perto, na rota que tomara, para se reabastecer.

Neste sentido, o INAC esclarece que “não foi negada qualquer aterragem de emergência, e que a decisão tomada foi a mais adequada no sentido de garantir a melhor resposta à escala técnica solicitada”.

Hoje à tarde, e perante a insistente abordagem deste assunto nos media portugueses, o ministro da Saúde já esclareceu que em Portugal apenas os aeroportos das Lajes, na ilha Terceira (Açores) e de Lisboa é que estão aptos a receberem voos com tais características, já que requerem a existência de pessoal de saúde especializado que esteja familiarizado com as medidas que devem ser tomadas nestes casos. Caso surjam casos que impliquem a escala de voos em território português, o INAC irá sugerir sempre aqueles dois aeroportos, que são civis, mas ambos com áreas de servidão militar.

  • O avião que transportou a médica norueguesa da Serra Leoa para Paris é o Cessna 550 Citation II, registo F-HCRT, que a imagem reproduz. Foi construído em 1981 e está ao serviço da empresa francesa ‘ARL – Airlec Air Espace, S. A.’ que se dedica ao aluguer de aviões privados. Já por diversas vezes aterrou em aeroportos portugueses do Continente e dos Açores.
  •  
  • fonte/foto/NewsAvia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA