Pular para o conteúdo principal

IATA ALERTA PORTUGAL SOBRE OS EFEITOS NEGATIVOS DA COBRANÇA DA TAXA VERDE


Portugal estará ‘em contramão’ se introduzir a ‘taxa verde’ de três euros por passageiro que embarque num aeroporto português, avisou hoje a IATA, ao informar que escreveu ao Governo português a ‘avisá-lo’ dos “efeitos negativos” do novo imposto.

“Outras nações europeias têm vindo a reduzir ou a remover as suas taxas sobre a aviação. Mais recentemente a Irlanda removeu a sua taxa de três euros para evitar mais danos económicos”, é um dos aspectos assinalados pela IATA, segundo indica, para defender que é um erro taxar mais os passageiros.

A associação internacional que diz contar como associada 240 companhias aéreas que transportam 84% do total do tráfego mundial, salienta, aliás, que o Governo português “deveria lembrar-se que 82% dos passageiros de e para Portugal já pagam pelo seu carbono [as suas emissões de carbono] através do ‘EU Emissions Trading Scheme’ [sistema da União Europeia de compra e venda de emissões de carbono]”.

Segundo a mesma informação, Rafael Schvartzman, vice-presidente da IATA na Europa, previu que a introdução da nova taxa ‘verde’ iria ter como consequência Portugal perder 265 mil passageiros aéreos, 50 milhões de receitas e “mais importante” 1.500 postos de trabalho.

“Seria uma tragédia para um país como Portugal, forte em comércio e turismo”, conclui Rafael Schvartzman, que, segundo o comunicado da IATA, também destacou que a aviação tem-se empenhado seriamente em reduzir as emissões de carbono e argumentou que taxas “não ajudam” essa trajectória que permitiu à aviação desde os primórdios dos jactos reduzir em mais de 70% as emissões por passageiro.

Essa ‘inutilidade’ das taxas relativamente ao objectivo da redução das emissões e, em contraponto, o impacto negativo para a economia portuguesa é, aliás, o ponto que segundo o comunicado a IATA frisou ao dirigir-se ao Governo Português.

“A proposta de uma taxa de três euros por cada passageiro à partida de Portugal não teria qualquer impacto na redução da pegada de carbono da aviação, mas iria penalizar a economia portuguesa por diminuir a procura de conexões”, diz a abrir o comunicado da IATA.

fonte/NewsAvia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA