Pular para o conteúdo principal

AVIÃO CAI, ATINGE CASA E PROVOCA MORTE DE CRIANÇA EM TOCANTINS


A aeronave atingiu uma casa no setor Nova Araguaína (Foto: Lindomar de Souza Lima/Arquivo Pessoal)A aeronave atingiu uma casa em Araguaína na tarde desta quarta-feira (19)
(Foto: Lindomar de Souza Lima/Arquivo Pessoal)


Um avião monomotor caiu e atingiu uma casa na rua 34 do setor Nova Araguaína, próximo ao aeroporto de Araguaína, norte do Tocantins, por volta das 16h30, desta quarta-feira (19). Três crianças que brincavam do lado de fora da casa foram atingidas. Thauane Feitosa, de 8 anos, morreu. Os irmãos dela, Pedro Felipe Feitosa, de 4 anos, foi levado ao hospital com ferimentos leves, e Beatriz Feitosa Lima (idade não informada) sofreu fraturas na perna e passa por uma cirurgia.

O piloto Delano Martins Coelho, de 36 anos, ficou ferido e também foi levado para o hospital. Ele era o único ocupante da aeronave.

Segundo o diretor de Logradouros Públicos de Araguaína (órgão responsável pelo aeroporto da cidade), José Antônio Dragão, o piloto decolou do aeroporto e fazia um voo teste. Cerca de três minutos depois a aeronave perdeu altitude e caiu.

Dragão informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi avisado sobre o acidente. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros preservam a área até a chegada dos técnicos que vão realizar a investigação. A falta de combustível foi descartada, já que o Corpo de Bombeiros teve que conter o vazamento de gasolina do avião no local.

O avião Cessna 210, de prefixo PR-VPI, pertence a uma empresa de táxi áereo da cidade de Balsas, no Maranhão. Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) estavam em dia, portanto, em situação regular.

Caso semelhante
No dia 9 deste mês um avião do mesmo modelo caiu em Palmas e causou a morte de três pessoas. Morreram o ex-prefeito de Ponte Alta do Tocantins, Cleyton Maia Barros, de 51 anos; o filho dele Cleyton Maia Barros Filho, 24 anos; e o soldado dos Bombeiros do Distrito Federal, Luís Augusto Aragão Feitosa, 23 anos. A aeronave partiu de Porto Nacional com destino a Palmas e caiu próximo de Taquaralto, na região sul da capital.

A principal hipótese é de que tenha havido pane seca, ou seja, falta de combustível. Alguns dispositivos acionados na aeronave indicam que o piloto tentou fazer um pouso de emergência. Segundo a ANAC, o certificado de aeronavegabilidade do monomotor, o Cessna 210, de prefixo PT-OMX, estava suspenso. Isso porque a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) estava vencida desde julho do ano passado.

O piloto decolou no aeroporto de Araguaína e fazia testes de manobras no momento do acidente (Foto: Lindomar de Souza Lima/Arquivo Pessoal) 
O piloto decolou no aeroporto de Araguaína e fazia um voo teste no momento do acidente
(Foto: Lindomar de Souza Lima/Arquivo Pessoal)
fonte/G1/foto/Lindomar de Souza Lima 

Dados da aeronave/Via RAB

MATRÍCULA: PRVPI
Proprietário:
PAULO CESAR SANTOS SILVA
CPF/CGC:
34789189104
Operador:
TALLA TAXI AEREO LTDA
CPF/CGC:
02712394000136
Fabricante:
CESSNA AIRCRAFT
Modelo:
T210L
Número de Série:
21060995
Tipo ICAO :
C210
Tipo de Habilitação para Pilotos:
MNTE
Classe da Aeronave:
POUSO CONVECIONAL 1 MOTOR CONVENCIONAL
Peso Máximo de Decolagem:
1724 - Kg
Número Máximo de Passageiros:
005


Categoria de Registro:
PRIVADA SERV.TRANSP.AEREO PUBLICO NAO REGULAR TX.AEREO
Número dos Certificados (CM - CA):
17733
Situação no RAB:
COMODATO
Data da Compra/Transferência:
100310


Data de Validade do CA:
07/07/16
Data de Validade da IAM:
251014
Situação de Aeronavegabilidade:
Normal
Motivo(s):

Consulta realizada em: 19/02/2014 19:07:38

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA