quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

VIRACOPOS SOBE EM RANKING E CHEGA AO 6 LUGAR EM NÚMEROS DE PASSAGEIROS

O Aeroporto Internacional de Viracopos fechou 2013 como o sexto em número de passageiros no Brasil, uma posição acima em relação ao ano anterior, e passou Santos Dumont (RJ). O crescimento de 4,9% do terminal aéreo de CAMPINAS (SP) é superior a média registrada nos 63 administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que tiveram retração de 0,59%.

O ano passado foi o primeiro em que Viracopos esteve sob a administração da iniciativa privada. Em relação aos outros dois terminais concedidos, o de Campinas cresceu mais que o de Brasília, que teve 4,14% mais passageiros e menos que o de Guarulhos, onde foram registradas 10% mais pessoas no ano passado em relação a 2012.

Em 2011, Viracopos registrou a nona maior movimentação, quando recebeu 7,5 milhões de passageiros e, em 2010, o aeroporto não aparecia entre os dez maiores. Uma das explicações para o crescimento nos últimos três anos é o aumento das operações da companhia aérea Azul em Campinas, que atualmente é responsável por 80% dos voos no terminal aéreo.

Aeroporto Passageiros em 2013
Guarulhos (SP) 36 milhões
Galeão (RJ) 17,1 milhões
Congonhas (SP) 17 milhões
Brasília (DF) 16,5 milhões
Confins (MG) 10 milhões
Viracopos (SP) 9,2 milhões
Santos-Dumont (RJ) 9,1 milhões
Salvador (BA) 8,4 milhões
Porto Alegre (RS) 7,9 milhões
Recife (PE) 6,8 milhões
Fontes: Infraero e concessionárias

 Menos passageiros internacionais
Já em relação a passageiros de voos internacionais, Viracopos recebeu 48 mil pessoas no ano passado e registrou queda de 37,5%. Atualmente são seis operações por semana, três chegam de Portugal e três partem de Campinas para o país europeu. O destino é o único oferecido.

A concessionária responsável pela administração do aeroporto aposta na inauguração do novo terminal de passageiros, prevista para maio deste ano, para atrair novos destinos internacionais. Em outubro do ano passado, representantes de Viracopos reuniram-se com 22 aéreas do exterior. Rotas para Miami, Nova York e Buenos Aires são negociadas.

Novo terminal
O novo terminal tem 80% das obras concluídas e, segundo a concessionária, 7,5 mil operários trabalham na ampliação. A data-limite estipulada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a estrutura estar funcional é 11 de maio de 2014.

Inicialmente, a estrutura poderá comportar até 14 milhões de passageiros e terá 28 pontes de embarque, estacionamento com 4 mil novas vagas para veículo e 35 novas vagas para aeronaves. A iniciativa privada prevê investimento de R$ 2,06 bilhões entre agosto de 2012 e maio de 2014, o que inclui a construção do terminal.

Obras do novo terminal de Viracopos chegaram a 80% de conclusão (Foto: Aeroportos Brasil Viracopos)Obras do novo terminal de Viracopos chegaram a 80% de conclusão (Foto: Aeroportos Brasil Viracopos)

fonte/G1
 

Nenhum comentário:

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...