ESSE CARTA MORA EM UM BOEING 727 HÁ 10 ANOS
Aviões são tão grandes e bem equipados que dá para morar neles, não
é? Pois o engenheiro Bruce Campbell fez exatamente isto: comprou um
Boeing abandonado e o transformou em sua casa. E até que ele vive bem!
Bruce passou a última década dedicando-se a transformar um Boeing
727-200, abandonado no meio de uma floresta nos EUA, em seu lar, doce
lar.
Mas por que ele resolveu encarar este projeto, em primeiro lugar? Em
um acesso de engenharia, Bruce diz que encarou como um desafio pessoal.
Nos EUA, a maioria das casas ainda usa madeira como material básico, e
Bruce diz que a madeira é um péssimo material para construção. Além
disso, o formato retangular das casas também não oferece uma estrutura
muito resistente.
Casas existem desde o início da civilização. O engenheiro diz que os
aviões são modernos, bem projetados, muito mais resistentes e seguros.
Aviões precisam aguentar muita pressão, ventos em velocidade altíssima e
temperaturas extremas, e por isso é muito melhor estar dentro de um
avião do que dentro de uma casa em caso de emergência.
Além disso, os Boeing são bem grandes. Talvez a pergunta certa seja “por que não morar em um deles?”
Bruce pagou cerca de US$ 100 mil dólares (~R$ 220 mil) pelo Boeing
737 aposentado em 1999, e os custos de transporte, montagem, desmontagem
e toda a logística para transportar seu avião até o local onde seria
seu novo lar, somaram mais cerca de US$ 120 mil. No total, cerca de US$
220 mil (~R$ 490 mil) foram apenas os gastos iniciais.
O lado de dentro, que confere a ele quase 100 m² de espaço, tem de
tudo o que um homem solteiro, morando na floresta, precisa: cama,
lugares para guardar suas roupas, cozinha, um chuveiro, e um escritório
montado no cockpit — claro. E os três banheiros do 727 são funcionais,
embora ele não precise de três.
Bruce mantém um site que documenta todo o projeto — todo mesmo — desde 1998. O site tem muito material, incluindo dicas para quem quiser ter seu próprio avião-casa.
Ele diz que, com este experimento, quer provar que é possível
aproveitar peças de infraestrutura que já temos para criar novas
possibilidades de habitação — e acrescenta que esta capacidade será bem
importante no futuro.
Agora, Bruce quer comprar um Boeing 747 para começar um novo projeto
de residência. O 747 é cerca de 30 metros mais longo do que o 727. E o
espaço a mais deverá ser bem aproveitado — Bruce arranjou uma namorada
no Japão e, se tudo correr bem, seu novo avião-casa será construído por
lá!
Garagem coberta!
Eu quero um! E agora?
Se você gostou da ideia, se prepare: sabemos onde há um Boeing abandonado à venda!O Boeing 737-200 PP-SMR, da Vasp, foi o primeiro Boeing 737 a operar no Brasil, começando em 1969. Agora ele está estacionado no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Belo Horizonte, há quase dez anos — e nem parece que, há não muito tempo atrás, ainda exibia a brilhante pintura branca e azul.
A Vasp teve falência decretada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo
em 2008, e confirmada pelo STJ em julho deste ano. A dívida da empresa é
de R$ 5 bilhões de reais, dos quais mais de R$ 1,5 bi são de dívidas
trabalhistas. Para ajudar a quitar o passivo, 17 dos 18 jatos que ainda
não foram vendidos serão leiloados na internet.
“OK, então eu posso escolher entre 17 aviões para montar minha casa?”
Não é bem assim. Destes 17 jatos, 16 — 15 Boeings e um Airbus — serão
desmontados, e vendidos em lotes cujos lances iniciais variam entre R$
15 mil e R$ 60 mil, dependendo do peso. O avião das fotos é o único que,
por determinação da justiça, será vendido inteiro.
O avião foi avaliado em R$ 18.090, mas o valor mínimo para lances é de R$ 12.700,00.
Só que já foram dados quatro lances, e o último ofereceu R$ 18 mil pelo
avião. O leilão será fechado no dia 30 de setembro, a partir das 14:00.
Você faria algo parecido com a casa de Bruce?
foto/ incrediblefeatures.com, airplanehome.com, Estado de Minas]
fonte/Jalopnik
Comentários