MISTÉRIO NO INCIDENTE COM ATR72 DA AZUL EM SALVADOR NO DIA 26 DE JULHO DE 2013, OS MOTORES FORAM DESLIGADOS EM VOO INTECIONALMENTE PARA RECUPERAR O CONTROLE DA AERONAVE

Um ATR-72-500, matrícula PP-PTU,  da Azul Linhas Aéreas de Transporte Regional. realizando o voo T4-5591 de Maceió, AL para Salvador, BA (Brasil) com 58 passageiros e quatro tripulantes, sofreu fortes vibrações de ambos os motores em rota. A tripulação intencionalmente desligou os motores, a fim de recuperar o controle do avião, após alguns minutos, durante a descida a tripulação conseguiu religar os motores e seguiu para Salvador, onde pousou com segurança.

O BEA francês informou em seu boletim semanal divulgado em 8 de agosto de 2013, que havia fortes vibrações em ambos os motores e a tripulação cortou ambos os motores, a fim de recuperar o controle do avião, após religarem os motores foi para Salvador. CENIPA do Brasil está investigando.

A companhia aérea se recusou qualquer comentário apontando que CENIPA está investigando.

CENIPA não respondeu a e-mails do The Aviation Herald.


 Um contato local informou o CENIPA não está investigando "qualquer incidente recente com ATR"..
 Em 9 de agosto de 2013 Piloto Chefe da Azul disse ao The Herald Aviation que a aeronave estava em rota no FL160 de Maceió a Salvador (nota editorial: efetivamente tornando a informação divulgada pela BEA como incorreta), quando fortes vibrações foram percebidas e cuja causa a tripulação não conseguiu identificar, levou a decisão para reduzir a potência em ambos os motores e iniciar uma descida de emergência. As vibrações cessaram e a equipe restaurou o funcionamento normal dos motores. A tripulação continuou o vôo para Salvador. Até agora, nenhuma indicação da falha de componentes ou sistemas foram encontradas,  e a hipótese de congelamento moderado está sendo considerada, no entanto ainda não foi confirmada. CENIPA está investigando com total apoio por Azul e ATR.

fonte/AvHerald

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