Pular para o conteúdo principal

POR MÁ CONDIÇÃO DA PISTA, ANAC INTERDITA AEROPORTO DE ARAPONGAS


O Aeroporto de Arapongas, no norte do Paraná, foi interditado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Esta é a segunda interdição do aeroporto, que havia voltado a operar há 30 dias. De acordo com a Anac, decolagens e pousos devem ser suspensos porque a pista está em más condições e falta segurança. A Anac informou ainda que a interdição permanecerá até que a prefeitura comprove ter feito as correções necessárias.

O Aeroporto Municipal Alberto Bertili é uma das principais portas de entrada para o desenvolvimento econômico de Arapongas, que é considerada o polo moveleiro do estado. São cerca de 50 voos domésticos por mês. Nestor da Costa, de 79 anos, é um antigo aviador da cidade e ajudou a projetar o aeroporto, que foi homologado em 1982.

Nestor critica o posicionamento da Anac. “O pessoal não se lembra que aqui tem uma cidade com mais de 2.000 fábricas. Só as empresas de aviação aqui recebem de 30 a 40 aviões por semana para fazer manutenção. Isso tudo fica parado. A nossa cidade é uma cidade que é dinâmica e está com a porta de entrada fechada”, considerou.

A notícia pegou de surpresa o empresário Renato José Nicolau que tem uma oficina de aviões instalada no aeroporto. Segundo ele, desde que a ANAC determinou a interdição do aeroporto os clientes tem procurado outras oficinas. “A situação está ficando bem difícil porque nós não temos mais de onde tirar dinheiro para manter a estrutura. Se a pista não voltar a funcionar, dentro de um mês, acredito que nós vamos ter que parar as atividades aqui na empresa”, afirmou Nicolau.

O secretário de Obras de Arapongas, Pedro Paulo Bazana, que também é gerente do aeroporto, não quis conceder entrevista. Ele afirmou que apenas falará sobre o assunto depois que for notificado oficialmente pela Anac.

fonte/G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA