Pular para o conteúdo principal

INSTITUTO CHICO MENDES ENVIA TERCEIRO AVIÃO PARA COMBATER INCÊNDIO NO TAIM

A dificuldade em conter o incêndio na Estação Ecológica do Taim, em chamas desde terça-feira, exigiu reforço aéreo. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal que administra a área, enviará mais um avião, o terceiro, na tentativa de combater o fogo que já consumiu cerca de 4 mil hectares da reserva.

A aeronave, apta a despejar 1,89 mil litros de água por voo, deve chegar ao Taim, entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, por volta do meio-dia de domingo. Reforçará o trabalho já executado por outros dois aviões, que ganharão o auxílio de um helicóptero cedido pelo governo gaúcho, atendendo solicitação do ICMBio.

Diferentemente dos aviões, o helicóptero não deverá ser usado para lançar água, mas dará apoio logístico na operação. A aeronave gaúcha será usada no transporte de brigadistas e em voos de monitoramento da estação.

— Com o helicóptero saberemos com maior precisão a área atingida e como o fogo está se comportando — explica Paulo Carneiro, coordenador-geral de Proteção do ICMBio.

De Brasília, sede do instituto, Carneiro monitora a situação no Taim. Espera que o fogo esteja extinto, no máximo, até segunda-feira. O coordenador admite dificuldades na operação, causadas por deficiências na estrutura de combate a incêndios.

A demora na chegada do socorro aéreo, o que permitiu o avanço das chamas, é um exemplo. Acionados na quarta-feira, os aviões atuavam em outro incêndio na Bahia, chegando apenas na sexta ao Estado. Eram as únicas aeronaves disponíveis para o trabalho, que é terceirizado.

O ICMBio não dispõe de aviões capazes de lançar água. Contrata o serviço de uma empresa goiana chamada Americasul Aeroagrícola, vencedora da licitação realizada pelo próprio órgão federal em 2010. Quando acionada, a empresa tem até três dias para responder ao pedido e recebe por hora de voo.

Com o contrato, o instituto consegue manter três bases de combate a incêndio no país, uma na Bahia, uma no Mato Grosso e outra em Tocantins. Deveria existir uma quarta base no Paraná, porém as duas tentativas de licitar a serviço acabaram sem interessados.

— Até o momento essa licitação (com três bases) atendeu a demanda. Foi a primeira vez que tivemos dificuldades, pois existiram problemas logísticos no Taim — reconhece Carneiro.

Entre os problemas está o tamanho das pistas de pouso na região da estação. Um dos aviões enviados só começou a operar na manhã de sábado, pois as pistas disponíveis tinham dimensões reduzidas, problema que o ICMBio pretende corrigir assim que o atual incêndio for apagado.

— É preciso estudar caso a caso. Teremos de readequar as pistas de pouso e refazer a licitação dos aviões para a base do Paraná até novembro, quando começa o período crítico de incêndios no sul do Rio Grande do Sul — aponta Carneiro.

fonte/ZeroHora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA