MÉXICO TENCIONA COMPRAR SUPERJET....
RIA Novosti
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A transportadora aérea mexicana Interjet anunciou a intenção de substituir os Airbus A320 europeus utilizados em voos domésticos por aeronaves Sukhoi Superjet-100 russos.
Na opinião de peritos, outras
companhias aéreas internacionais poderão também mudar uma parte de seus
parques aéreos, dando preferência a aviões russos. A principal condição
consiste em que a parte russa poder garantir uma manutenção rápida e
qualitativa.
A
Interjet tenciona comprar cerca de 20 Superjet-100. O primeiro lote de
oito-nove máquinas chegará ao México no ano em curso, devendo as
restantes ser fornecidas em 2014. Como está previsto, o avião russo irá
suplantar nos próximos dois anos os A320 em voos curtos e não muito
rentáveis. A companhia mexicana espera que a manutenção de Superjet-100
seja menos cara. O avião, embora transporte menos passageiros em
comparação com o análogo europeu, consume muito menos combustível. Roman
Gusarov, perito do Comité dos Transportes da Duma de Estado, comenta as
caraterísticas da aeronave russa:
“A
companhia produtora declara boas caraterísticas para aviões desta
classe. No caso de elas forem confirmadas na exploração, sua utilização
em certos itinerários poderá ser mais rentável em comparação com aviões
de produtores ocidentais. O êxito dependerá em primeiro lugar da
capacidade da companhia produtora de organizar serviços de manutenção de
pós-venda rápidos e qualitativos, fato que impediu a exploração destes
aviões pela Aeroflot e levou à recusa a comprá-los pela Armavia”.
Não
há quaisquer reclamações em relação ao próprio avião. O diretor-geral
da Interjet, José Luis Garza, apontou que a catástrofe do Superjet-100
na Indonésia não foi provocada por falhas técnicas da máquina. Tal é
confirmado pelo interesse de clientes estrangeiros em relação ao avião. O
Superjet-100 provocou um sério interesse no Sudeste Asiático. Fala
Alexei Komarov, perito em aviação:
“A
primeira máquina foi fornecida a Laos, que encomendou três aviões e tem
uma opção de adquirir mais seis. No fim de fevereiro, foi fornecido o
primeiro Superjet à Indonésia, que também tem uma opção de comprar uma
quantidade adicional de aviões. Os aviões comerciais da Sukhoi, para
além de perspetivas, enfrentam sérios desafios. O primeiro consiste em
organizar uma produção destes aviões em quantidade necessária, porque
agora os ritmos de sua construção atrasam um pouco das metas
planificadas.”
O
perito destaca que o êxito do Superjet-100 no mercado internacional
dependerá muito da capacidade da companhia de garantir um apoio técnico
operacional aos clientes – fornecimento de peças sobressalentes,
reparação, preparação do pessoal. Grandes esperanças são depositadas em
parceiros italianos (a companhia Alenia Aermacchi é um parceiro
estratégico da Sukhoi), que devem assumir a solução destes problemas
durante a exploração de aviões no estrangeiro.
fonte/VozDaRussia
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