Pular para o conteúdo principal

AVIÕES EXPERIMENTAIS CONSTRUÍDOS EM SANTA CATARINA VOAM ATÉ OS ESTADOS UNIDOS PARA FEIRA

Dois exemplares do modelo Wega 180, primeiro avião experimental construído em Palhoça, decolam no próximo domingo (31) em direção aos Estados Unidos, para participar de uma feira de aviação. A viagem até a Florida terá cerca de 8 mil quilômetros de voo e oito escalas.

O idealizador do projeto, o mecânico e técnico em robótica, Jocelito Wildner, explica: "eu tenho uma visão um pouco diferenciada de aerodinâmica, e juntei vários fatores da aerodinâmica para ter o desempenho esperado. O avião faz 350 km/h, o acabamento é um dos melhores do mundo. Pode ser comparado com um carro esporte, como Ferrari".

O avião também foi testado pelo presidente da Fiesc, Glauco José Corte. "O avião tem estabilidade, conforto, segurança. Estamos animados com as perspectivas nesta área, para dar um novo impulso ao desenvolvimento do estado", comenta.

Cesar Olsen, presidente do Comitê da FIESC para o Desenvolvimento da Indústria Aeronáutica, também aprova o projeto. "Inovação é fazer aquilo que ninguém fez. Apesar dos componentes importados, o projeto é 'made in Palhoça'. A feira nos Estados Unidos será uma vitrine para mostramos o que se faz aqui em Santa Catarina e, principalmente, do potencial que o estado tem para atrair investidores", explica o empresário.

As naves serão expostas na Sun & Fun, considerada a segunda maior feira da aviação do mundo em tamanho e a mais expressiva em termos de negócios. Confira o roteiro previsto:

1º dia:
São José (SC) - Três Lagoas (MG)
Três Lagoas - Sinop (MT)
Sinop - Manaus (AM) ou Alta Floresta (MT)

2º dia:
Alta Floresta/Manaus - Boa Vista (RR)
Boa Vista (RR) - Georgetown (Guianas)
Georgetown - Granada

3º dia:
Granada - Saint Marteen
Saint Marteen - Providenciales, Bahamas
Providenciales - Fort Pearce (EUA)
Fort Pearce (EUA) - Lakeland (EUA).

Total: cerca de 8 mil km (4.200 milhas náuticas)


fonte/G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA