NÚMEROS DE PASSAGEIROS DE VIRACOPOS EM VOOS INTERNACIONAIS DIMINUI 30%

Viracopos-Campinas International Airport
Viracopos-Campinas International Airport (Photo credit: Wikipedia)
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), registrou queda de 30% no movimento de passageiros de voos internacionais em 2012, em comparação ao ano anterior. O resultado vai na contramão do crescimento de 2,7% registrado, em média, nos aeroportos brasileiros administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

O aeroporto de Campinas recebeu 78.261 passageiros com destino a outros países no ano passado, segundo o balanço mais recente da Infraero. Em 2011, foram 112.569. Os números também são o oposto dos contabilizados por Viracopos em voos domésticos, já que o terminal recebeu 17% mais pessoas que viajaram para outras cidades brasileiras no mesmo período.

Atualmente, duas companhias operam regularmente destinos internacionais partindo de Viracopos, TAP Portugal e a Gol Linhas Aéreas, para Lisboa com conexão a outros países da Europa e Buenos Aires, na Argentina, respectivamente. Por causa de uma crise financeira da aérea Pluna, o aeroporto perdeu, em 2012, os voos para o Uruguai.

'Limitadores'
Segundo o diretor de operações da concessionária que administra o aeroporto, Marcelo Mota, um dos principais 'limitadores' para atrair voos internacionais é a falta de uma segunda pista para pousos e decolagens. Por conta disso, Viracopos ficou 45 horas fechado em outubro de 2012, quando um cargueiro quebrou na única pista.

A previsão é que a nova pista seja inaugurada em 2017. Apesar disso, ele não acredita que Viracopos só atrairá outras companhias internacionais quando oferecer a melhoria. "Tendo a certeza de que haverá essa infraestrutura, as empresas virão para cá", explicou Mota.

Free shop
“A questão do free shop também (atrapalha). Viracopos ainda não tem um free shop (lojas francas, que vendem produtos com isenção de impostos) devemos resolver isso agora”, afirma o diretor da concessionária. Mota disse que o problema da loja franca do aeroporto de Campinas deve ser solucionado “ainda este mês”. A estrutura está pronta, mas a legislação brasileira impede a inauguração, segundo a Aeroportos Brasil Viracopos.

Mota informou que existem conversas iniciadas com companhias aéreas para aumentar a possibilidade de voos internacionais em Campinas, mas, segundo ele, “ainda é cedo” para afirmar o aeroporto irá oferecer novos destinos para o exterior ainda em 2013.

A iniciativa privada assumiu a administração de Viracopos em 14 de novembro de 2012, após o leilão de concessão realizado pelo governo federal em fevereiro. Desde a ocasião, empresas conduzem todas as atividades funcionais do aeroporto.

fonte/G1

Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog