terça-feira, 22 de janeiro de 2013

COMO PILOTAR UM AVIÃO DE ESPIONAGEM U-2

Então você encontrou um lindo avião de espionagem U-2 1959 no Mercado Livre? Pensou em comprá-lo, mas não sabe como pilotar esse negócio? Então, meu amigo, hoje é seu dia de sorte!
Digo isso porque há alguns dias um manual de voo completo para o U-2 de 1959 deixou de ser confidencial e foi divulgado pela CIA. Sabemos que ele deixou de ser confidencial porque em todas as páginas a palavra “secreto” agora está riscada. E nós temos a cópia aqui!

O U-2 é uma das aeronaves mais famosas de todos os tempos. Foi um dos primeiros aviões de espionagem construídos com este propósito, criado no auge da Guerra Fria para voar sobre a União Soviética e tirar fotos de tão alto que fosse impossível de encontrá-lo ou abatê-lo. Mas talvez ele seja ainda mais famoso por ter sido encontrado e abatido pelos soviéticos em 1960.

Mas mesmo depois do incidente, o U-2 continuou seu caminho, inabalado, e está a serviço até hoje. Vou me arriscar a dizer que a versão atual do U-2 é tão avançada e atualizada que foi por isso que eles desclassificaram seu manual de 1959. Mesmo assim, não deixa de ser fascinante ter acesso a estas informações, mesmo que elas não possam te ajudar muito caso você esteja no cockpit de um U-2 novo.

Voce também vai precisar de um Camaro para te ajudar a pousar, mas se você comprou um U-2, deduzo que você também tenha grana para comprar um muscle car moderno.

 
aviao u2 (3)
O U-2 é um avião bem difícil de pilotar. Para passar dos 70.000 pés de altitude (21.000 metros), o avião precisa ser muito muito leve. Ele foi projetado, em muitos aspectos, como um planador imenso que por acaso foi equipado com um motor a jato. Por sorte, este manual tem todos os avisos, especificações, diagramas e procedimentos que você vai querer seguir à risca para ter certeza de que vai aproveitar ao máximo o seu U-2 recém comprado.

Para mim, o mais surpreendente neste manual são as caricaturas que mostram um U-2 antropomorfizado e bem flexível. São muito legais, e eu adoro  fato de que ao planejar este manual bem objetivo para um avião secreto e muito caro, algum oficial do governo dos EUA decidiu que seria bacana colocar alguns desenhinhos, contratou um cartunista e provavelmente deu a ele uma habilitação de segurança e acesso a segredos de estado.
aviao u2 (2)
Mesmo que você não vá comprar um U-2, o manual ainda é uma leitura fascinante, e está cheio de ótimos diagramas, além de revelar todo tipo de detalhes interessantes – por exemplo, como os pilotos não precisam se preocupar muito caso apareça fumaça no cockpit e a menção a um “cânister de alívio” que eu penso seriamente em instalar na minha escrivaninha para poder urinar enquanto trabalho.
aviao u2 (4)
Também há instruções detalhadas sobre como pousar um U-2, que é tão leve e tinha asas tão grandes que poderia sofrer com o efeito solo durante o pouso e flutuar sobre a pista em uma almofada de ar.

Mesmo que você não entenda nada de inglês, o manual ainda vale a pena por que 1 – tem diagramas incríveis e 2 – é de graça. Ah, e creio que deva avisar: aparentemente todo tipo de manobra acrobática está proibida. No mais,  aproveite a leitura.
 by

fonte/Jalopnik

Nenhum comentário:

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...