Pular para o conteúdo principal

COMO PILOTAR UM AVIÃO DE ESPIONAGEM U-2

Então você encontrou um lindo avião de espionagem U-2 1959 no Mercado Livre? Pensou em comprá-lo, mas não sabe como pilotar esse negócio? Então, meu amigo, hoje é seu dia de sorte!
Digo isso porque há alguns dias um manual de voo completo para o U-2 de 1959 deixou de ser confidencial e foi divulgado pela CIA. Sabemos que ele deixou de ser confidencial porque em todas as páginas a palavra “secreto” agora está riscada. E nós temos a cópia aqui!

O U-2 é uma das aeronaves mais famosas de todos os tempos. Foi um dos primeiros aviões de espionagem construídos com este propósito, criado no auge da Guerra Fria para voar sobre a União Soviética e tirar fotos de tão alto que fosse impossível de encontrá-lo ou abatê-lo. Mas talvez ele seja ainda mais famoso por ter sido encontrado e abatido pelos soviéticos em 1960.

Mas mesmo depois do incidente, o U-2 continuou seu caminho, inabalado, e está a serviço até hoje. Vou me arriscar a dizer que a versão atual do U-2 é tão avançada e atualizada que foi por isso que eles desclassificaram seu manual de 1959. Mesmo assim, não deixa de ser fascinante ter acesso a estas informações, mesmo que elas não possam te ajudar muito caso você esteja no cockpit de um U-2 novo.

Voce também vai precisar de um Camaro para te ajudar a pousar, mas se você comprou um U-2, deduzo que você também tenha grana para comprar um muscle car moderno.

 
aviao u2 (3)
O U-2 é um avião bem difícil de pilotar. Para passar dos 70.000 pés de altitude (21.000 metros), o avião precisa ser muito muito leve. Ele foi projetado, em muitos aspectos, como um planador imenso que por acaso foi equipado com um motor a jato. Por sorte, este manual tem todos os avisos, especificações, diagramas e procedimentos que você vai querer seguir à risca para ter certeza de que vai aproveitar ao máximo o seu U-2 recém comprado.

Para mim, o mais surpreendente neste manual são as caricaturas que mostram um U-2 antropomorfizado e bem flexível. São muito legais, e eu adoro  fato de que ao planejar este manual bem objetivo para um avião secreto e muito caro, algum oficial do governo dos EUA decidiu que seria bacana colocar alguns desenhinhos, contratou um cartunista e provavelmente deu a ele uma habilitação de segurança e acesso a segredos de estado.
aviao u2 (2)
Mesmo que você não vá comprar um U-2, o manual ainda é uma leitura fascinante, e está cheio de ótimos diagramas, além de revelar todo tipo de detalhes interessantes – por exemplo, como os pilotos não precisam se preocupar muito caso apareça fumaça no cockpit e a menção a um “cânister de alívio” que eu penso seriamente em instalar na minha escrivaninha para poder urinar enquanto trabalho.
aviao u2 (4)
Também há instruções detalhadas sobre como pousar um U-2, que é tão leve e tinha asas tão grandes que poderia sofrer com o efeito solo durante o pouso e flutuar sobre a pista em uma almofada de ar.

Mesmo que você não entenda nada de inglês, o manual ainda vale a pena por que 1 – tem diagramas incríveis e 2 – é de graça. Ah, e creio que deva avisar: aparentemente todo tipo de manobra acrobática está proibida. No mais,  aproveite a leitura.
 by

fonte/Jalopnik

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…