COMO PILOTAR UM AVIÃO DE ESPIONAGEM U-2
Então você encontrou um lindo avião de espionagem U-2 1959 no Mercado
Livre? Pensou em comprá-lo, mas não sabe como pilotar esse negócio?
Então, meu amigo, hoje é seu dia de sorte!
Digo isso porque há alguns dias um manual de voo completo para o U-2
de 1959 deixou de ser confidencial e foi divulgado pela CIA. Sabemos que
ele deixou de ser confidencial porque em todas as páginas a palavra
“secreto” agora está riscada. E nós temos a cópia aqui!
O U-2 é uma das aeronaves mais famosas de todos os tempos. Foi um dos
primeiros aviões de espionagem construídos com este propósito, criado
no auge da Guerra Fria para voar sobre a União Soviética e tirar fotos
de tão alto que fosse impossível de encontrá-lo ou abatê-lo. Mas talvez
ele seja ainda mais famoso por ter sido encontrado e abatido pelos
soviéticos em 1960.
Mas mesmo depois do incidente,
o U-2 continuou seu caminho, inabalado, e está a serviço até hoje. Vou
me arriscar a dizer que a versão atual do U-2 é tão avançada e
atualizada que foi por isso que eles desclassificaram seu manual de
1959. Mesmo assim, não deixa de ser fascinante ter acesso a estas
informações, mesmo que elas não possam te ajudar muito caso você esteja
no cockpit de um U-2 novo.
Voce também vai precisar de um Camaro para te ajudar a pousar, mas se você comprou um U-2, deduzo que você também tenha grana para comprar um muscle car moderno.
O U-2 é um avião bem difícil de pilotar. Para passar dos 70.000 pés
de altitude (21.000 metros), o avião precisa ser muito muito leve. Ele
foi projetado, em muitos aspectos, como um planador imenso que por acaso
foi equipado com um motor a jato. Por sorte, este manual tem todos os
avisos, especificações, diagramas e procedimentos que você vai querer
seguir à risca para ter certeza de que vai aproveitar ao máximo o seu
U-2 recém comprado.
Para mim, o mais surpreendente neste manual são as caricaturas que
mostram um U-2 antropomorfizado e bem flexível. São muito legais, e eu
adoro fato de que ao planejar este manual bem objetivo para um avião
secreto e muito caro, algum oficial do governo dos EUA decidiu que seria
bacana colocar alguns desenhinhos, contratou um cartunista e
provavelmente deu a ele uma habilitação de segurança e acesso a segredos
de estado.
Mesmo que você não vá comprar um U-2, o manual ainda é uma leitura
fascinante, e está cheio de ótimos diagramas, além de revelar todo tipo
de detalhes interessantes – por exemplo, como os pilotos não precisam se
preocupar muito caso apareça fumaça no cockpit e a menção a um
“cânister de alívio” que eu penso seriamente em instalar na minha
escrivaninha para poder urinar enquanto trabalho.
Também há instruções detalhadas sobre como pousar um U-2, que é tão leve e tinha asas tão grandes que poderia sofrer com o efeito solo durante o pouso e flutuar sobre a pista em uma almofada de ar.
Mesmo que você não entenda nada de inglês, o manual ainda vale a pena
por que 1 – tem diagramas incríveis e 2 – é de graça. Ah, e creio que
deva avisar: aparentemente todo tipo de manobra acrobática está
proibida. No mais, aproveite a leitura.
by
fonte/Jalopnik
Comentários