quarta-feira, 26 de setembro de 2012

POSSÍVEL TROCA DE PILOTO DE AVIÃO QUE CAIU EM ILHÉUS É INVESTIGADA PELA ANAC


A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) abriu processo administrativo  sobre uma suposta troca de piloto da aeronave, matrícula PT-RDG, que decolou de Ilhéus (BA) às 22h50 da última terça-feira (24), com destino à Brasília, e contra o piloto Amilcar de Carvalho Jacobina. O avião transportava o corpo de Cárita Souza Ramos, 61 anos, que  morreu afogada  em Porto Seguro (BA), e o marido dela.

O processo foi aberto contra Bruno de Sá Martins de Araújo, proprietário e operador da aeronave. A Agência vai apurar indícios de que a operação da aeronave aconteceu por piloto não qualificado e de realização de serviço aéreo público sem a devida autorização da ANAC.

A Anac, por meio do Sistema Decolagem Certa (DCerta), verificou  divergência entre o nome do piloto que recebeu autorização para o plano de voo da aeronave e os documentos localizados por equipe da FAB (Força Aérea Brasileira) às 6h55 desta manhã (26), quando também foram resgatados um corpo e destroços de urna funerária.

No plano de voo apresentado à Aeronáutica, o Código Anac informado foi o do piloto Amilcar de Carvalho Jacobina, entretanto, há indícios de que o voo tenha sido realizado pelo piloto Joas Cardoso Ribeiro, cuja habilitação, apesar de regular, era incompatível com o modelo de aeronave utilizado.

Ao final do processo, se constatadas as irregularidades, as sanções administrativas aplicadas pela Anac poderão ser multa, suspensão ou cassação de licenças e certificados emitidas pela agência ao piloto.

Nesta quarta-feira (26), o Comando da Aeronáutica informou que pedaços do bimotor, da urna funerária e um corpo foram encontrados em uma praia localizada a 17km do litoral norte de Ilhéus, próximo ao condomínio Joia do Atlântico.


fonte/R7

Nenhum comentário:

EM HOMENAGEM AOS 48 ANOS DA EMBRAER, PILOTOS FAZEM VOO COM TRAÇADO EM FORMA DO LOGOTIPO DA EMPRESA NOS EUA

No aniversário de 48 anos da Embraer, pilotos que faziam um voo teste nos Estados Unidos fizeram uma homenagem traçando no céu a logom...