POSSÍVEL TROCA DE PILOTO DE AVIÃO QUE CAIU EM ILHÉUS É INVESTIGADA PELA ANAC


A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) abriu processo administrativo  sobre uma suposta troca de piloto da aeronave, matrícula PT-RDG, que decolou de Ilhéus (BA) às 22h50 da última terça-feira (24), com destino à Brasília, e contra o piloto Amilcar de Carvalho Jacobina. O avião transportava o corpo de Cárita Souza Ramos, 61 anos, que  morreu afogada  em Porto Seguro (BA), e o marido dela.

O processo foi aberto contra Bruno de Sá Martins de Araújo, proprietário e operador da aeronave. A Agência vai apurar indícios de que a operação da aeronave aconteceu por piloto não qualificado e de realização de serviço aéreo público sem a devida autorização da ANAC.

A Anac, por meio do Sistema Decolagem Certa (DCerta), verificou  divergência entre o nome do piloto que recebeu autorização para o plano de voo da aeronave e os documentos localizados por equipe da FAB (Força Aérea Brasileira) às 6h55 desta manhã (26), quando também foram resgatados um corpo e destroços de urna funerária.

No plano de voo apresentado à Aeronáutica, o Código Anac informado foi o do piloto Amilcar de Carvalho Jacobina, entretanto, há indícios de que o voo tenha sido realizado pelo piloto Joas Cardoso Ribeiro, cuja habilitação, apesar de regular, era incompatível com o modelo de aeronave utilizado.

Ao final do processo, se constatadas as irregularidades, as sanções administrativas aplicadas pela Anac poderão ser multa, suspensão ou cassação de licenças e certificados emitidas pela agência ao piloto.

Nesta quarta-feira (26), o Comando da Aeronáutica informou que pedaços do bimotor, da urna funerária e um corpo foram encontrados em uma praia localizada a 17km do litoral norte de Ilhéus, próximo ao condomínio Joia do Atlântico.


fonte/R7

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog