INFRAERO DEFINE PROJETO PARA AMPLIAR AEROPORTO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS


Aeroporto de S. José opera voos comerciais e é usado pela Embraer Foto: Warley Leite / O Vale
 
A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) planeja lançar nas próximas semanas licitação para contratar a ampliação do aeroporto de São José dos Campos.

A informação foi divulgada ontem pelo prefeito Eduardo Cury (PSDB), após se reunir na terça-feira, em Brasília, com o presid[/TXT]ente da empresa, Gustavo Vale.

O prefeito relatou que o presidente da Infraero informou que já está autorizado o processo de ampliação do terminal, obra prevista para ficar pronta em oito meses.

O valor do investimento não foi divulgado, segundo o prefeito. “O presidente da Infraero disse que a obra é para agora”, afirmou Cury.

Novidade.
A ampliação será feita por meio da instalação de um MOP (Módulo Operacional de Passageiros) na área onde hoje está o estacionamento do terminal aeroportuário.

Segundo Cury, será um MOP maior do que o previsto anteriormente, anunciado no ano passado, que permitirá ao menos quadruplicar a capacidade de passageiros do terminal, que atualmente é de 90mil por ano.

“Segundo a Infraero, a licitação para a construção do MOP deve levar quatro meses e outros quatro para a implantação do novo terminal”, disse Cury.

Ele disse que será um MOP similar aos implantados em outros aeroportos administrados pela empresa, como o de Vitória (ES). 

Já o novo estacionamento será construído em outro espaço do terminal, em área do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), proprietária da gleba. O prefeito relatou que a Infraero e o DCTA já entraram em entendimento para a execução do plano.

“Com essa ampliação, aumentará também a capacidade do aeroporto de receber voos diários para pelo menos dez”, disse Cury.

“Esse projeto é emergencial e tem o objetivo de melhorar as instalações”, afirmou. A assessoria da Infraero confirmou a reunião do prefeito com a empresa e o plano de implantar um MOP no terminal.

Novo.
Já o projeto do novo aeroporto, previsto para ser construído às margens da rodovia dos Tamoios, ainda não tem previsão de sair do papel.

“Por enquanto, esse projeto ainda está em estudo. Ainda não está definido se o novo terminal será municipal ou concedido à iniciativa privada. Isso depende de estudos da Secretaria de Aviação Civil”, disse o prefeito, que pediu a municipalização do terminal. A proposta ainda está em análise pelo governo. 

Para o presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial), Felipe Cury, para a cidade o interessante é que o aeroporto deslanche. “Quem sabe agora decola.”

Terminal está na ‘lista’ da Copa
São José dos Campos

O aeroporto de São José pode ser uma alternativa para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

A cidade foi selecionada pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) como uma das cidades que pode abrigar um centro de treinamento para a Copa.

Além da localização do município, outros fatores que contribuíram para isso foram a rede hoteleira e o aeroporto, pela logística de deslocamento da cidade para outras localidades, como São Paulo.

O terminal foi inaugurado na década de 1950 para atender voos militares e passou a ser administrado pela Infraero em 18 de junho de 1996.

A empresa tem a concessão de administração do terminal até o próximo ano.

O aeroporto está em terras da Aeronáutica, do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).

A pista do terminal é compartilhada pelos militares com a aviação civil. A Embraer também utiliza a pista, para ensaios e testes de aeronaves.

fonte/foto/OVale /VarleyLeite

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog