UM BLOG DE SUCESSO - AVIADOR ANÔNIMO
Estou acompanhando a luta dos "Heróis da TAM", que deflagraram uma operação padrão contra os abusos da empresa .....PARABÉNS.
http://aviadoranonimo.wordpress.com/
Segue alguns artigos e comentários......
Ao presidente e ao conselho de administração da TAM
Caro presidente e senhores membros do conselho de acionistas da TAM:
Gostaríamos de propor um desafio aos senhores, que tomará poucos minutos de vosso dia. Peguem um telefone e liguem para três aeroclubes. Quando a secretária atender, peçam para falar com um aluno, de preferência um que esteja bem no início. Cursando o teórico de piloto privado. Este mesmo. Quando o rapaz atender, perguntem a ele qual o seu sonho como aviador. Se os senhores acharem que é muito trabalhoso este desafio, aqui vai a resposta. Serão unânimes em dizer que seu sonho é ser comandante master de um Boeing 777 na TAM.
Os senhores fazem idéia de quantos aviadores foram embora da TAM? Acreditamos que os senhores não possuam tal informação, mas o “turnover” de seus aviadores já passa de 10%, desde o ano passado. E não foi porque foram despedidos. Estamos falando de uma carreira onde quem sai, perde seu lugar na fila e entrará no fim de outra.
Esta semana a TAM perde um de seus grandes aviadores. Abriu mão do sonho de todo aviador, deixou o maior salário e o maior avião disponível no país. Acompanhou vários outros em busca da felicidade que não encontraram nesta companhia.
Este aviador, caso os senhores não saibam, fazia parte dos 10% mais antigos comandantes da companhia. Aviador exemplar, inclusive ocupou a chefia de equipamento MD-11.
O que queremos dizer é que não é possível que um comandante de 777 da única empresa de bandeira no país saia para voar um turboélice e ganhar menos. Será que os aviadores da Lufthansa saem assim para trabalhar por menos? O senhor, senhor presidente, sairia para presidir o táxi-aéreo em Tubiacanga?
Até quando o senhor vai engolir o discurso de seu vice-presidente de que tudo está ótimo e que somos apenas meia dúzia de desocupados? Presidente, é urgente que o senhor se coloque a par do que acontece em operações. Há clientes fidelidade vermelho escrevendo para o senhor, por saber da situação, e as respostas de pessoas escrevendo em SEU NOME são as mais ridículas possíveis. Nossos clientes não são idiotas como querem fazer crer as respostas da nossa empresa a eles.
Presidente, conselheiros. A TAM está doente. Se um master de 777 vai embora por falta de respeito por parte da empresa (leia-se política do VP de operações), imagine como está a cabeça dos comandantes de seus A320.
Este blog já foi citado até no senado da república. Não há alguém na empresa que não tenha ciência dele. Os senhores, daqui para frente, não poderão alegar ignorância.
Os senhores foram avisados.
Um forte abraço a todos!
Comentários...
Paciencia a todos. pois eu ainda acredito que um dia, voltaremos a ter orgulho de trabalhar na TAM!!!!
Keeping Soping
Johnny Soping
Acabo de fazer o meu Check-in em GRU para ir para a minha casa. Afila estava enorme. Somente uma funcionária nos atendendo. Vi Comissária chorando por receio de perder o único vôo para a sua cidade. Um CMTE MASTER DE A-330, depois de muito esperar, saiu da fila e dirigiu-se à GOL para comprar uma passagem pelo preço do balcão. É o desespero. Até quando?
-Fim da política de 8 folgas
-Fim da política de folgas simples
-respeito a lei 7.183
-Fim dos cancelamentos de férias em cima da hora.
-Embarque de extra na porta do avião com crachá.
-Pagamento por hora de vôo ou, no mínimo, publicação da quilometragem voada.
-Pagamento da compensação orgânica
-Retorno do repouso remunerado usurpado.
-Transparência nos holerites.
-Fim dos rebaixamentos por “política da empresa”.
-Escala publicada de maneira ostensiva.
Não vou abandonar meus sonhos e ideais..ainda dá prá sonhar….AINDA….Mas daqui a pouco não vai dar mais..E acho que, como O CMTE AZZI,vou tambem procurar melhores horizontes..Pena..Não falo essas coisas com o menor prazer.. Tá ali,pendurado na porta do armário..O paletó,o quepe em cima da mesa..Sonhei tanto com isso..e agora virou um ENORME esforço,ter que vestir esse uniforme.. Ir para o aeroporto era uma jornada de orgulho..hj só passa de uma ida ao cadafalso..”quem será que vai me destratar? O despachante?A moça do check-in?O rapaz da escala?” “ou será o chefete de plantão? Como vou reagir? Calma,cmte,calma…trate-os com a educação e a consideração que vc quer! Passo o caminho inteiro “fazendo” minha própria cabeça nessas coisas… Gostaria de estar pensando diferente…assim: Puxa,quem será a trip hj? Vou fazer um voo bacana,vou fazer um trabalho legal..Vou sair no horário,pousar no horário…Aquele hotel lá do pernoite é legal,limpo,seguro..Vou terminar meu trabalho e vou descansar,num lugar limpo..São “só” 4 diazinhos de programação..Na chegada vou prá casa,ver a família.Vou transportar com segurança,conforto e economia,centenas de sonhos,negócios,riquezas.. Vou transportar gente,que vai a aniversários,casamentos,batizados..gente que vai ver entes queridos,doentes,saudáveis..Gente que na saída vai dizer “Obrigado CMTE! Excelente voo”..Seria TÃO BOM….!!! pena….
SOP neles!!!
No HASP, no DO, no Voo, aeroporto, onibus..restaurante, hotel…
até os passageiros já perguntam!!
E no Senado e sites de mercado já publicaram
Acorda TAM…….porque o jogo já virou a mesa!
Já que este post é dedicado ao presidente e acionistas, deixo meu recado a eles:
Cheguei de uma programação de trêz dias em que deixamos de economizar 800 Kg na ida e 1.100 Kg na volta, totalizando 1.900 Kg que poderiam não ser gastos, isto em apenas trêz dias de vôos. DUAS TONELADAS.
Tudo feito com muita discrição e segurança.
Coloquem na conta do VP.
O Gigante Despertou… não há mais como pará-lo!
Gestores, colham agora o que vêm plantando há anos!