UM BLOG DE SUCESSO - AVIADOR ANÔNIMO

Estou acompanhando a luta dos "Heróis da TAM", que deflagraram uma operação padrão contra os abusos da empresa .....PARABÉNS.

http://aviadoranonimo.wordpress.com/

Segue alguns artigos e comentários...... 


Ao presidente e ao conselho de administração da TAM


Caro presidente e senhores membros do conselho de acionistas da TAM:

Gostaríamos de propor um desafio aos senhores, que tomará poucos minutos de vosso dia. Peguem um telefone e liguem para três aeroclubes. Quando a secretária atender, peçam para falar com um aluno, de preferência um que esteja bem no início. Cursando o teórico de piloto privado. Este mesmo. Quando o rapaz atender, perguntem a ele qual o seu sonho como aviador. Se os senhores acharem que é muito trabalhoso este desafio, aqui vai a resposta. Serão unânimes em dizer que seu sonho é ser comandante master de um Boeing 777 na TAM.
Os senhores fazem idéia de quantos aviadores foram embora da TAM? Acreditamos que os senhores não possuam tal informação, mas o “turnover” de seus aviadores já passa de 10%, desde o ano passado. E não foi porque foram despedidos. Estamos falando de uma carreira onde quem sai, perde seu lugar na fila e entrará no fim de outra.
Esta semana a TAM perde um de seus grandes aviadores. Abriu mão do sonho de todo aviador, deixou o maior salário e o maior avião disponível no país. Acompanhou vários outros em busca da felicidade que não encontraram nesta companhia.
Este aviador, caso os senhores não saibam, fazia parte dos 10% mais antigos comandantes da companhia. Aviador exemplar, inclusive ocupou a chefia de equipamento MD-11.
O que queremos dizer é que não é possível que um comandante de 777 da única empresa de bandeira no país saia para voar um turboélice e ganhar menos. Será que os aviadores da Lufthansa saem assim para trabalhar por menos? O senhor, senhor presidente, sairia para presidir o táxi-aéreo em Tubiacanga?
Até quando o senhor vai engolir o discurso de seu vice-presidente de que tudo está ótimo e que somos apenas meia dúzia de desocupados? Presidente, é urgente que o senhor se coloque a par do que acontece em operações. Há clientes fidelidade vermelho escrevendo para o senhor, por saber da situação, e as respostas de pessoas escrevendo em SEU NOME são as mais ridículas possíveis. Nossos clientes não são idiotas como querem fazer crer as respostas da nossa empresa a eles.
Presidente, conselheiros. A TAM está doente. Se um master de 777 vai embora por falta de respeito por parte da empresa (leia-se política do VP de operações), imagine como está a cabeça dos comandantes de seus A320.
Este blog já foi citado até no senado da república. Não há alguém na empresa que não tenha ciência dele. Os senhores, daqui para frente, não poderão alegar ignorância.
Os senhores foram avisados.
Um forte abraço a todos!

Comentários...

Isso mesmo Cmte da estratosfera, depois de checar o PC eu me preparei durante 4 anos para entrar nessa empresa, passei 4 anos vivendo em função de um curriculo para entrar na TAM, eu sabia que a grande conquista profissional da minha vida seria entrar aqui, pois uma vez na TAM eu iria me aposentar aqui, master de 777 ou do 20. com um pouco mais de um ano contratado, tento manter meu foco para pelo menos sair CMTE na empresa, pois hoje a idéia de me aposentar na TAM está totalmente descartada, e da maneira que as coisas estão indo, está ficando muito difícil trabalhar aqui ate minha promoção de co-piloto da inter. Eu estudei muito e levo minha profissão muito a serio para ser tratado assim, de forma desrespeitosa pela minha chefia e agora até mesmo pela chefia dos outros (Sra Victoria). O ultimo vôo que eu peguei para retornar a minha casa, fui desrespeitado por um despachante na frente de passageiros. Eu não sou moleque para ser tratado de tal forma.
Paciencia a todos. pois eu ainda acredito que um dia, voltaremos a ter orgulho de trabalhar na TAM!!!!
Keeping Soping
Johnny Soping

Os tripulantes estão de luto com a saída do Cmte AZZi.Um dos poucos com coragem moral para discordar e falar abertamente, sem medo. Como chefe, inspirou confiança nos seus subordinados pela correção das suas atitudes.
Acabo de fazer o meu Check-in em GRU para ir para a minha casa. Afila estava enorme. Somente uma funcionária nos atendendo. Vi Comissária chorando por receio de perder o único vôo para a sua cidade. Um CMTE MASTER DE A-330, depois de muito esperar, saiu da fila e dirigiu-se à GOL para comprar uma passagem pelo preço do balcão. É o desespero. Até quando?

Caros colegas, antes de postar a nossa habitual pauta de reivindicações, permitam que eu explique. Os ítens listados abaixo, são nada mais do que o básico. Muitos previstos em lei e que a companhia não cumpre. Outros, como o retorno de operações a alta hierarquia, são puro bom senso. Não vou nem começar a falar de coisas intangíveis como respeito, que, com certeza, é o nosso maior anseio.
Nos somos os legalistas. Revolucionários são eles.
Para estancar a sangria de talentos, o que queremos!!!
-TROCA IMEDIATA DO ALTO COMANDO:
-Retorno do setor de operações ao seu devido lugar na hierarquia.
-Fim da política de 8 folgas
-Fim da política de folgas simples
-respeito a lei 7.183
-Fim dos cancelamentos de férias em cima da hora.
-Embarque de extra na porta do avião com crachá.
-Pagamento por hora de vôo ou, no mínimo, publicação da quilometragem voada.
-Pagamento da compensação orgânica
-Retorno do repouso remunerado usurpado.
-Transparência nos holerites.
-Fim dos rebaixamentos por “política da empresa”.
-Escala publicada de maneira ostensiva.
Isso é o básico.
Abraço e FLY SAFE.

Amigos…Acordei com aquela sensação que,acredito,muitos de nós tem,quando é dia de voar: Qual será minha cruz hoje? Vou trabalhar!! Eu,que sempre ADOREI voar!! Que,de férias,às vezes,ficava,na ultima semana,contando os dias para voltar,rever os colegas,entrar no cockpit e fazer o que mais gosto na vida…NUNCA me vi fazendo outra coisa!!! Mesmo no tempo de faculdade,sabia,que estava ali apenas para ter o “canudo”,que meu negócio mesmo era VOAR.Via,já no aeroclube,os cmtes de turboélice,já voando “querosene”,como ídolos…Era ,e é ainda,tudo o que eu queria fazer..VOAR! Hoje,essas sensações,esse sentimento mudou..Ainda sou completamente apaixonado pelo voo…Mas na tam??? E fico,em contraste,imaginando,só imaginando como o Cmte Azzi está se sentindo…Acordará provavelmente às 10 da manhã..Sentirá uma enorme paz de espírito..”A escala NUNCA mais vai me ligar…Nunca mais terei que ouvir o nome “Desamparo”…Grant??? Só se for o Whisky.. Lobato?? Só se for o Monteiro.. Já pensaram???? Só que eu quero isso,sem sair da tam!!! Quero NUNCA mais ter que ver ou ouvir falar dessas pessoas…Se encontra-los no DO,fingir que não vi!!!
Não vou abandonar meus sonhos e ideais..ainda dá prá sonhar….AINDA….Mas daqui a pouco não vai dar mais..E acho que, como O CMTE AZZI,vou tambem procurar melhores horizontes..Pena..Não falo essas coisas com o menor prazer.. Tá ali,pendurado na porta do armário..O paletó,o quepe em cima da mesa..Sonhei tanto com isso..e agora virou um ENORME esforço,ter que vestir esse uniforme.. Ir para o aeroporto era uma jornada de orgulho..hj só passa de uma ida ao cadafalso..”quem será que vai me destratar? O despachante?A moça do check-in?O rapaz da escala?” “ou será o chefete de plantão? Como vou reagir? Calma,cmte,calma…trate-os com a educação e a consideração que vc quer! Passo o caminho inteiro “fazendo” minha própria cabeça nessas coisas… Gostaria de estar pensando diferente…assim: Puxa,quem será a trip hj? Vou fazer um voo bacana,vou fazer um trabalho legal..Vou sair no horário,pousar no horário…Aquele hotel lá do pernoite é legal,limpo,seguro..Vou terminar meu trabalho e vou descansar,num lugar limpo..São “só” 4 diazinhos de programação..Na chegada vou prá casa,ver a família.Vou transportar com segurança,conforto e economia,centenas de sonhos,negócios,riquezas.. Vou transportar gente,que vai a aniversários,casamentos,batizados..gente que vai ver entes queridos,doentes,saudáveis..Gente que na saída vai dizer “Obrigado CMTE! Excelente voo”..Seria TÃO BOM….!!! pena….

Triste! Hoje saio de casa deixando minha família para efetuar um vôo que não dá nem uma hora de trabalho! Fico inativo em algum lugar do país fechado num quarto desconfortável de hotel pra no domingo fazer mais insignificantes 50 minutos de vôo! Ou seja, planejamento ZERO de uma empresa que não se preocupa com seus funcionários e principalmente com o próprio bolso, pois deixar uma tripulação inteira fora de base durante 3 dias pra render apenas 01:40 hs, pagando diárias de hotel e de alimentação é dar um tiro no pé! E a tripulação jogando mais um final de semana fora… que poderíamos estar com nossos familiares…
SOP neles!!!

Onde passo tá todo mundo comentando sobre o BLOG
No HASP, no DO, no Voo, aeroporto, onibus..restaurante, hotel…
até os passageiros já perguntam!!
E no Senado e sites de mercado já publicaram
Acorda TAM…….porque o jogo já virou a mesa!

Muito bem, vamos lá
Já que este post é dedicado ao presidente e acionistas, deixo meu recado a eles:
Cheguei de uma programação de trêz dias em que deixamos de economizar 800 Kg na ida e 1.100 Kg na volta, totalizando 1.900 Kg que poderiam não ser gastos, isto em apenas trêz dias de vôos. DUAS TONELADAS.
Tudo feito com muita discrição e segurança.
Coloquem na conta do VP.
Relembrando…
O Gigante Despertou… não há mais como pará-lo!
Gestores, colham agora o que vêm plantando há anos!
SOP is in the air…
Sim, Nós Podemos!!

fonte/AviadorAnonimo/foto/ControladoresAereosYOutrasHierbas




Comentários

Unknown disse…
Rebaixamento + Revolta = INSEGURANCA NO VOO.
Desorganizacao total dessa empresa. Esse plano de acesso ja existia quando fomos promovidos para a "funcao" de CHEFE DE CABINE, ultilizando uma manobra "legal", fomos rebaixados de funcao. Alegando falta do idioma ingles obrigatorio tbm para essa funcao nos voos nacionais. Sem contar os comissarios que com mais de 15 anos de empresa que voltaram para os voos nacionais, sendo avisados somente atravez de um MEMO na escala. Organizacao, consideracao, profissionalismo...isso existe na TAM? Agora os mais antigos estao em sendo liderados pelos mais novos! E isso nao eh culpa desses mais novos que foram promovidos, mas da empresa q nao consegue um planejamento decente. Entendo isso, porem tem muitos que nao conseguem entender e tenho pena desses mais novos que foram jogados na cova dos leoes. Isso ja esta interferindo na seguranca dos voos da TAM. Como pedir profissionalismo de seus funcionarios se a empresa nao sabe ser?! DIFICIL MESMO.
E essa historia antiga, ridicula e dicriminatoria de so poder receber embarques e desembarques mulheres, e sendo a funcao de comissaria mais nova, isso passa por cima da hierarquia que ja nao existe mesmo na empresa. Revoltante, lamentavel e isso tem tudo haver com a total insatisfacao do grupo de voo comercial da TAM. Para que isso???
Tenho a esperanca q voar na TAM seja o minimo prazeroso.

Aos meus colegas aviadores que tomaram a iniciativa desse Blog, PARABENS DE VERDADE ! E a todos que estao por aqui fazendo seus comentarios FORCA e CORAGEM, ALGO VAI MUDAR.
Roberto Fantinel disse…
Obrigado pela visita, concordo com a luta dos pilotos e comissários da TAM, e tb vejo que os meios de comunicação ficaram calados e cegos com td que esta acontecendo.

Postagens mais visitadas deste blog