PARA OZIRES MUNICIPALIZAÇÃO É A SAÍDA AO AEROPORTO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Fundador da Embraer e autoridade quando o assunto é aviação, Ozires Silva acompanha de perto a ‘novela’ que envolve a ampliação do Aeroporto de São José.
O ex-ministro foi um dos autores de um projeto em conjunto com a Aeronáutica que trata da construção de um novo complexo às margens da Tamoios.
Em entrevista a O VALE, Ozires Silva defende a municipalização do aeroporto, reclama da demora na definição do futuro do aeródromo e revela conversas com o ministro da Secretaria de Aviação de Civil, Wagner Bittencourt, cobrando a necessidade de acelerar os investimentos nos aeroportos do país. Leia os principais trechos da entrevista.
Como o senhor tem acompanhado o desenrolar da novela para ampliação do aeroporto?
Venho acompanhando bem de perto. Tenho colaborado bastante com a prefeitura, conversado com o ministro Wagner (Bittencourt) em Brasília e com a Aeronáutica, que é quem detém o gerenciamento dessa área. Tenho trabalhado intensamente nessa direção, só acho que está muito devagar. Estou trabalhando há anos nisso e o governo está lento demais. Vemos a China avançar sobre nós com uma velocidade enorme. Nós temos que acelerar e acabei de falar com o ministro Wagner sobre isso.
O senhor vai fazer parte da comissão de estudos para definir como será feita ampliação do aeroporto pela Infraero?
Não sei, porque não tenho poder político. Sou um simples cidadão, que não tem autoridade nenhuma. Conversei com o ministro sobre a necessidade de aproveitarmos a esteira maravilhosa que a Embraer nos deixou no mercado mundial, levando o nome de São José a todos os cantos do mundo. Isso é forma enorme de geração de empregos e oportunidades que nós não podemos deixar de aproveitar. Fico um pouco frustrado por ver que a população de São José não tem noção de como São José é importante no exterior.
Qual seria o melhor modelo para o aeroporto de São José: a municipalização ou o investimento da Infraero?
Entre Infraero e prefeitura, prefiro a prefeitura. Para a Infraero, São José é ‘um’ aeroporto. Para a prefeitura, é ‘o’ aeroporto. É uma senhora diferença, de modo que eu prefiro a prefeitura e não só por isso. Hoje, a legislação brasileira torna muito difícil qualquer concessão por parte do governo federal, mas facilita a concessão para uma prefeitura. A prefeitura tem a flexibilidade para chamar o poder privado para participar de projetos específicos dentro do aeroporto. Juiz de Fora (MG) fez isso, Maringá (PR) também e outras cidades. O prefeito Eduardo Cury fez a proposta e espero que seja concebida. Tiramos a Infraero e colocamos a prefeitura que, no ponto de vista da cidade, é melhor.
São José tem esse potencial citado por SAC e Infraero?
Uma das palavras mais importantes hoje é mobilidade. São José está estrategicamente localizada no Vale do Paraíba, próxima a São Paulo. O cone leste precisa de um bom aeroporto. Estamos com todas as ferramentas nas mãos e é isso que me deixa um pouco frustrado. É uma fruta madura que não está sendo aproveitada.
Novela
Impasse sobre a ampliação do aeroporto de São José dura mais de 15 anos
Infraero
Estatal controla o aeroporto desde 1996. Na última semana, anunciou pacote de investimentos para transformar o aeródromo no porte de Guarulhos até 2040
Alternativa
Prefeitura pediu no final do ano passado à SAC a municipalização do aeroporto. Proposta segue de pé.
Impasse sobre a ampliação do aeroporto de São José dura mais de 15 anos
Infraero
Estatal controla o aeroporto desde 1996. Na última semana, anunciou pacote de investimentos para transformar o aeródromo no porte de Guarulhos até 2040
Alternativa
Prefeitura pediu no final do ano passado à SAC a municipalização do aeroporto. Proposta segue de pé.
fonte/OVale
Comentários