AVIÃO FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA EM TOLEDO, PARANÁ

O piloto de um dos aviões do Grupo Sperafico foi obrigado a fazer um pouso de emergência na manhã desta quarta-feira, 23. O pouso forçado ocorreu por volta das 8h10, no Aeroporto Luiz Dalcanale Filho, em Toledo.

O bimotor modelo PT - VLU era ocupado por Levino Sperafico, mais três passageiros e o piloto toledano, Thiago Santin.

Conforme contou Levino Sperafico, a decolagem ocorreu por volta das 7h15, tendo como destino a cidade de Cuiabá, Mato Grosso. No momento em que acionamos o trem de pouso pra subir, piscou o alerta da biquilha principal e o trem de pouso não funcionou. 

A primeira medida, segundo Sperafico, foi informar o Corpo de Bombeiros sobre o corrido e solicitar apoio. Ficamos sobrevoando a cidade por cerca de uma hora, até diminuirmos o peso da aeronave e fazermos o pouso com segurança. Como os bombeiros já estavam preparados, tinham sido avisados sobre o ocorrido, chegamos a conclusão que poderíamos pousar, salientou.

O piloto do bimotor, Thiago Santin, que tem cerca de 800 horas de vôo, informou que assim que percebeu que o trem de pouso não subiu - ficou em meio curso - fez o procedimento de emergência, de baixar o trem de pouso para verificar o problema. 

Contei com o auxílio do pessoal da torre, do comandante da NHR, que é ex-militar da Força Aérea Brasileira, e também do Levino, que tem mais de 40 anos de experiência como piloto. Com este auxílio, foi verificado que o trem de pouso não estava travado, apenas em meio curso. Em função disso, acionei o serviço de emergência para que o Corpo de Bombeiros jogasse a espuma na pista, evitando algum incêndio, relatou.

O sargento do Corpo de Bombeiros de Toledo, Valtenir João Hang, foi quem recebeu a chamada de emergência na Central, através de um funcionário do Aeroporto, por volta das 7h40min. Assim que o resgate foi solicitado, realizamos os procedimentos de prevenção com um colchão de espuma química na pista para evitar faíscas na hora do atrito do avião com a pista, evitando um possível incêndio ou explosão.

O bimotor do grupo Sperafico é considerado novo, possui pouco mais de três mil horas de vôo. Ocorreram apenas danos materiais no avião e nenhum dos passageiros se feriu. O incidente, de acordo com o piloto, pode acontecer, mas o importante é que conseguimos fazer o pouso com segurança e não houve vítimas, finalizou.

fonte/JusBrasil/foto/DéboraGarbin/JornalDoOeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog