SIMULAÇÃO DE "GUERRA"DA FAE EM CRICIÚMA

Português do Brasil: Gládio Alado - Emblema da... (Photo credit: Wikipedia)

Há voos programados para Criciúma de um treinamento da Força Aérea Brasileira, que acontece em Santa Catarina a partir desta segunda-feira até o dia 20. A simulação é organizada pela Segunda Força Aérea (II FAE) e prevê atividades de Patrulha, de Busca e Resgate, de Operações Especiais e dos helicópteros da Força Aérea Brasileira.

O objetivo é treinar os esquadrões, desenvolver e validar novas técnicas e táticas de emprego para melhorar a capacidade da própria Força Aérea Brasileira em sua missão de manter a soberania do espaço aéreo. Por se tratar de uma simulação em que as variáveis são criadas, mas a melhoria na capacidade de vigiar os mares e em resgatar vidas em perigo precisa ser real, os dias em que as atividades acontecerão ainda não foram divulgados. É que o elemento surpresa, para os esquadrões, faz parte do treinamento.

A atividade se desencadeará a partir da Base Aérea de Florianópolis e, além de Criciúma, tem voos programados para o litoral Norte do Estado, Jaguaruna, Imbituba e Laguna. Esta é a 12ª edição do exercício Faex. São, aproximadamente, 420 militares envolvidos, dentre eles integrantes da Marinha e do Exército. Eles foram desdobrados nas cinco áreas, 12 helicópteros, 12 aviões, incluindo os novos P-3AM e os aviões radares (E-99), além de 6 aviões de apoio para o transporte do efetivo.

A simulação treina para situações como auxílio à população em eventos de calamidades, preservação ambiental, controle do tráfego mercante, de policiamento do espaço aéreo e de busca e resgate.

fonte/FAB
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog