COMITIVA DA CÂMARA PEDE CASSAÇÃO DO BREVÊ DOS PILOTOS DO LEGACY

Uma comitiva da Câmara está nos Estados Unidos para pedir a cassação do brevê dos pilotos do jato Legacy que atingiu um avião da Gol em 2006, provocando a morte de 154 pessoas. Os deputados Dimas Ramalho (PPS-SP) e Geraldo Thadeu (PSD-MG) vão solicitar a mediação de parlamentares norte-americanos com a agência reguladora da aviação local.

Os deputados levaram documentos que indicam a negligência dos pilotos do jato Legacy. Segundo o perito Roberto Peterka, que também participa da missão, os pilotos norte-americanos deixaram de fazer o planejamento do voo, omitiram ou mentiram sobre as condições de voo e desligaram equipamentos que possibilitariam a eles e aos pilotos da Gol perceber a proximidade das duas aeronaves. 

Além dos dois deputados e do perito, integra a comitiva um advogado da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Acidente da Gol-1907. Os deputados esperam sensibilizar o Congresso dos Estados Unidos para a necessidade de punir os pilotos e evitar que causem novos acidentes, segundo Dimas Ramalho.

"O Congresso dos EUA tem tido uma recepção muito importante a alguns assuntos bilaterais e queremos pedir aos parlamentares que atuam no setores de transportes e de relações exteriores que tomem providências”, afirmou. No Brasil, os pilotos norte-americanos foram condenados a quatro anos e quatro meses em regime semiaberto, mas a pena foi revertida em prestação de serviços comunitários em uma instituição brasileira nos Estados Unidos.

Os pilotos também foram multados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em R$ 3,5 mil. Nos Estados Unidos, segundo Dimas Ramalho, eles não sofreram nenhuma sanção e continuam trabalhando normalmente. O acidente da Gol deu origem, no Brasil, a outras reformas que, segundo o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), ex-presidente da CPI do Apagão Aéreo, tornaram o tráfego aéreo um dos mais seguros do mundo. Segundo Dimas Ramalho, é esse senso de justiça que se espera dos congressistas norte-americanos.

fonte/AgCamaraDepFed

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog