MESMO SEM ESTRUTURA, AEROPORTO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS BATE RECORDE



O Aeroporto de São José recebeu 236.084 passageiros em 2011, quase o triplo do ano anterior, quando 84.176 embarcaram ou desembarcaram no município.

O crescimento de 180% foi o maior entre todos os terminais administrados pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) no país. O movimento também superou a sua capacidade, de 90 mil passageiros por ano.

Apesar do crescimento, o futuro do terminal segue sem definição. A atual estrutura é alvo de críticas de lideranças da região, que defendem a ampliação para a atração de novos negócios para o Vale do Paraíba.

“A Infraero sabe desse crescimento, mas finge que não sabe. A prioridade dela são outros aeroportos, e o de São José vem depois do último da lista”, disse o presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José, Felipe Cury.

As companhias aéreas que operam na cidade também manifestaram a necessidade da ampliação do terminal a fim de aumentar os voos.

Pela falta de investimentos no terminal, a Azul reduziu no início do mês de quatro para dois os voos em São José.

Proposta. Em novembro de 2011, a prefeitura apresentou à SAC (Secretaria de Aviação Civil), órgão vinculado à Presidência da República, proposta de municipalizar o aeroporto.

A intenção seria acelerar o projeto de ampliação do terminal. A mudança aconteceria depois de 2013, quando termina a atual concessão à Infraero.

Dois meses após a entrega do documento, a prefeitura segue sem resposta. “Ligamos semanalmente à Secretaria de Aviação Civil, mas continuamos sem obter uma resposta, sequer uma sinalização”, disse José de Mello Corrêa, secretário de Desenvolvimento Econômico de São José.

A resposta da SAC virá juntamente com o Plano Geral de Outorgas, que traçará o potencial de crescimento de todos os aeródromos do país --o documento deve ser divulgado até o fim de fevereiro.

“Essa operação do aeroporto acima de sua capacidade é lamentável. A própria Infraero, que dizia que não havia demanda em São José, vê que é lamentável”, disse Mello.

A Infraero afirma investir no aeroporto de São José e estuda uma medida paliativa para aumentar a capacidade atual do terminal.


Infraero afirma investir no terminal
A Infraero disse ter investido em 2011 cerca de R$ 7,5 milhões na recuperação da pista e mais R$ 15 milhões na manutenção da estrutura do aeroporto de São José. A empresa estuda a instalação de um MOP (Módulo Operacional de Passageiro), uma espécie de container com custo estimado em R$ 16 milhões, para aumentar a capacidade do local de maneira emergencial.

Estrutura é criticada pelos passageiros
A atual estrutura do terminal de São José incomoda os usuários do local. “Às vezes, alguns conhecidos que passam pelo aeroporto até brincam o chamando de mini-rodoviária. A falta de estrutura do aeroporto incomoda muito. Faltam atendentes, vagas de estacionamento, sendo que há demanda, os voos saem sempre lotados”, disse o analista de sistemas Rafael Bessa, 26 anos.


SAIBA MAIS

passageiros
São José

2010: 84.176
2011: 236.084
Crescimento: 180%
Campinas
2010: 5.430.066
2011: 7.542.239
Crescimento: 38%
Guarulhos
2010: 26.849.185
2011: 29.966.108
Crescimento: 11%
Congonhas
2010: 15.499.462
2011: 16.753.567
Crescimento: 8%

o aeroporto
Nome: Professor Urbano Ernesto Stumpf
Tamanho do terminal: 854 metros quadrados
Tamanho da pista: 2.676 x 45 metros
Voos diários: 5
Companhias: Azul e Trip
Administração: Infraero (concessão vai até 2013)

impasse
Entidades ligadas ao setor empresarial e lideranças políticas da região pedem ampliação do terminal; eles criticam a falta de investimentos da Infraero

reclamação
Estrutura do terminal de passageiros e falta de local para estacionamento de aeronaves são motivo de reclamação; Azul reduziu número de voos na cidade

proposta
Em novembro, prefeitura propôs à Secretaria de Aviação Civil a municipalização do aeroporto de São José; pedido segue sem resposta do governo federal.

fonte/OVale
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