ATENTADO CONTRA INSTALAÇÕES DE NAVEGAÇÃO AÉREA NA COLÔMBIA







Na  tarde de sexta-feira (20-01-2012) foram atacados vários equipamentos de comunicação e radar da Aerocivil  no morro de Santana, departamento de Cauca.

Esse ataque afetou  os serviços de controle de tráfego aéreo em grande parte do sul do país, incluindo o aeroporto de Cali e os aviões que têm rota entre o Equador eo Panamá.


Quando as forças militares chegaram ao local na sexta-feira. foi verificado que a destruição foi grande.
Santiago Castro, diretor da Aerocivil, disse: 
"O radar é muito importante para comunicações aéreas, não só civil e comercial, mas militar, no sudoeste do país e do Pacífico.
Nós não sabemos qual o impacto do ataque. O radar está fora de serviço. Agora nós restabelecemos as frequências de comunicação, mas ainda nenhum sinal do radar. Este é claramente um ataque à infra-estrutura de aviação do país. "

A Aerocivil emitiu um NOTAM para o ataque, transformando o espaço aéreo controlado em torno de Cali, em espaço aéreo classe G ( não conytolado), e conforme as regras colombianas é:

"Um espaço aéreo de dimensões definidas em que são forneccidas o serviço de informação e alerta aos voos IFR e VFR".

O NOTAM é a seguinte:
"226 A PARTIR DE: ATÉ 1201210315, 1201272359 EST
CTA / CLO recategorize ESPAÇO AÉREO: CLASSE G "

Embora as operações não tenham canceladas, esperam-se atrasos e a volta a normalidade das instalações afetadas deverão levar vários meses.


fonte/Aviacol/video/ElTiempo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog