CINZAS ATINGEM MAIS UMA VEZ O RIO GRANDE DO SUL E VOLTAM A ATRAPALHAR VOOS NA ARGENTINE


Cinzas atingem mais uma vez o RS e voltam a atrapalhar voos na Argentina Meteosat, Divulgação/
Mancha rosa claro na imagem de satélite indica presença de cinzas na Argentina, no Uruguai e no oeste do RS Foto: Meteosat, Divulgação

As cinzas do vulcão chileno Puyehue voltaram ao Rio Grande do Sul na madrugada desta sexta-feira e mais uma vez provocam problemas no tráfego aéreo na Argentina. A fraca mancha rosa que aparece na imagem do satélite Meteosat indica a localização da nuvem de cinzas, atingindo a Argentina, o Uruguai e o oeste do RS, com baixa concentração. O tom é bastante diferente de episódios anteriores do fenômeno, quando a mancha se sobressaía bem mais avermelhada.

Hoje, apenas o aeroporto de Rosário, na Argentina, registrava presença de cinzas vulcânicas até as 9h30min, o que já ocorria desde as 10h de ontem. O aeroporto de Salto, no Uruguai, que chegou a registrar cinzas entre 17h e 19h de ontem, voltou a funcionar às 8h desta sexta-feira já sem reporte do fenômeno.

No Brasil, nenhum aeroporto havia registrado cinzas vulcânicas até as 9h30min.

— De qualquer forma, isto não significa que não há nada sobre o Rio Grande do Sul. A previsão argentina, que acertou a última chegada das cinzas ao Rio Grande do Sul, indica que a nuvem já está sobre o oeste e sul do Estado e que avançará por todo o território gaúcho até o fim do dia — explica o meteorologista Celso Oliveira.

Segundo ele, a nuvem de cinzas que avança agora sobre o Rio Grande do Sul é menos densa que em episódios anteriores, e por isso não chega a ser identificada pelos sistemas.

De acordo com informações do jornal Clarín, nesta manhã ocorreram atrasos de voos das empresas Aerolíneas Argentinas, Austral, LAN, Andes e Sol no Aeroparque Metropolitano Jorge Newbery, em Buenos Aires. Ontem também houve complicações no aeroporto de Ezeiza.

Até as 9h30min os voos no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, transcorriam normalmente. Apenas um, o número 647 da empresa Pluna, que partiria para Montevidéu às 7h25min havia sido cancelado, mas segundo a empresa o fato não tem relação com as cinzas vulcânicas e trata-se de uma reprogramação pontual.

fonte/ZeroHora
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog