AVIÃO DA GOL ARREMETE APÉOS RELATO DE OUTRA AERONAVE NA PISTA E ASSUSTA PASSAGEIROS

Um voo da GOL vindo de Buenos Aires (Argentina) precisou arremeter na manhã desta segunda-feira, quando se aproximava para pouso no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O motivo teria sido a presença de uma outra aeronave na pista no horário previsto para o pouso. O fato foi confirmado pela Infraero e por passageiros do voo. A Aeronáutica, que controla o espaço aéreo e a movimentação na pista do aeroporto, ainda não confirmou a informação.

Segundo informações oficiais da companhia aérea, a manobra foi executada devido a uma mudança na direção do vento. A empresa confirma que de fato foi informada da existência de outra aeronave na pista e investiga se essa teria sido a principal razão para o procedimento.

De acordo com os passageiros que desceram em Florianópolis, o piloto alertou que seria necessário fazer a manobra porque havia outro avião em solo, que já deveria ter pousado.

— Faço com frequência esta rota e já vi outras arremetidas como a que aconteceu hoje cedo. Ele voltou a subir e fez uma curva à direita, para fazer uma volta sobre o aeroporto e aí sim pousou em Porto Alegre — disse Bernardo Proença, de 28 anos, que viajou à capital argentina acompanhado da namorada, Angela Rhoden.

No mesmo voo estava o professor Manuel Rebollo, de 35 anos. Ele conta que não chegou a se assustar pela arremetida, mas que o voo teve outros imprevistos.

— Além de arremeter em Porto Alegre, passamos por uma área de turbulência durante a viagem, mas chegamos bem e sem transtornos maiores — revelou.

De acordo com informações da Infraero, a equipe de aeroviários que atua no pátio do aeroporto confirmou que havia outra aeronave na pista quando o avião da Gol preparava-se para pousar. A Aeronáutica, que controla o tráfego aéreo, foi contatada, mas ainda não se manifestou sobre o incidente.

Em nota oficial, a GOL confirmou que a medida foi tomada por causa da mudança na direção do vento e que "a arremetida é um procedimento corriqueiro".

Leia abaixo a nota oficial da GOL, divulgada às 12h24min:

"A GOL informa que a aeronave que realizou o voo 7651, que decolou hoje de Buenos Aires (Argentina), arremeteu antes de aterrissar em Porto Alegre, por volta das 9h, devido a mudança na direção do vento. O pouso e o desembarque dos passageiros que estavam a bordo transcorreram normalmente.
A Companhia esclarece que a arremetida é um procedimento corriqueiro na aviação comercial e não configura uma operação perigosa. Trata-se de uma manobra em que o piloto decide não realizar o pouso, reposicionando a aeronave para nova tentativa. Toda a ação é coordenada entre o comandante do voo e a torre de controle e, por ser comum e acontecer com frequência, é regularmente treinada pelas tripulações.
A GOL ressalta, ainda, que a medida foi adotada pelo comandante em linha com a política de gestão da Companhia, que tem como prioridade a segurança".

fonte/ZeroHora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog