BOEING 737-700 DA ANA QUASE VOA INVERTIDO POR CAUSA DE PILOTO DISTRAÍDO
Um Boeing 737-700 da ANA (All Nippon Airways) voando de Ukinawa para a Tóquio com 112 passageiros e 5 tripulantes passaram por momentos de terror quando um dos pilotos, por acidente, operou inadvertidamente um interruptor do leme de direção. A aeronave voava no FL410 e perdeu 6000 pés na manobra, estabilizando no FL350, causando ferimentos em 2 comissários. Aeronave pousou com segurança no aeroporto de Haneda (Tóquio).
A companhia aérea informou que o capitão, 64 anos (16.000 horas de voo,se ausentou da cabine para ir ao baheiro e quando voltou, solicitou ao primeiro oficial, 38 anos (2.400 horas de voo), acesso ao cockpit.
O interruptor para abrir a cabine fica a cerca de 10 cm (4 polegadas) de distância do interruptor do leme, por engano o primeiro oficial operou a chave do leme fazendo com que a aeronave rolar violentamente para esquerda e descer 6000 pés, antes do capitão entrar na cabine e retornar para o voo nivelado.
Não havia registro de turbulência na rota.
O serviço de Segurança do Transporte Aéreo do Japão (JTSB) classificou o incidente como grave e mandou 3 investigadores para acompanhar a ocorrência.
Nesta data, 28 de setembro, o JTSB divulgou um relatório dizendo que a aeronave da ANA esta em rota no FL410, com piloto automático ativado no rumo de 52 graus, quando o capitão deixou a cabine brevemente. Ao retornar o primeiro oficial teve de operar o interruptor de abertura da porta, no entanto, o gravador de dados do voo registrou que naqule momento o botão esquerdo do leme (rudder trim) foi operado, sem nenhum registro de piloto automático desligado.
Ao pressionar o rudder trim a aeronave rolou para esquerda a um ângulo de inclinação de 131,7 graus, o nariz cai 35 graus e durante a descida o Boeing excedeu o MMP de 0,82 mach atingindo 0,828 na qual resultou uma aceleração vertical de 2,68 G acima do limite de 2,5G.
O primeiro oficial foi capar de estabilizar o avião novamente no FL 347 após perda de 6300 pés de altitude no rumo de 257 graus.
O incidente ocorreu quando a aeronave voava sobre o Pacifico a 40 milhas ao sul de Hamamatsu.
A companhia aérea informou que o capitão, 64 anos (16.000 horas de voo,se ausentou da cabine para ir ao baheiro e quando voltou, solicitou ao primeiro oficial, 38 anos (2.400 horas de voo), acesso ao cockpit.
O interruptor para abrir a cabine fica a cerca de 10 cm (4 polegadas) de distância do interruptor do leme, por engano o primeiro oficial operou a chave do leme fazendo com que a aeronave rolar violentamente para esquerda e descer 6000 pés, antes do capitão entrar na cabine e retornar para o voo nivelado.
Não havia registro de turbulência na rota.
O serviço de Segurança do Transporte Aéreo do Japão (JTSB) classificou o incidente como grave e mandou 3 investigadores para acompanhar a ocorrência.
Nesta data, 28 de setembro, o JTSB divulgou um relatório dizendo que a aeronave da ANA esta em rota no FL410, com piloto automático ativado no rumo de 52 graus, quando o capitão deixou a cabine brevemente. Ao retornar o primeiro oficial teve de operar o interruptor de abertura da porta, no entanto, o gravador de dados do voo registrou que naqule momento o botão esquerdo do leme (rudder trim) foi operado, sem nenhum registro de piloto automático desligado.
Ao pressionar o rudder trim a aeronave rolou para esquerda a um ângulo de inclinação de 131,7 graus, o nariz cai 35 graus e durante a descida o Boeing excedeu o MMP de 0,82 mach atingindo 0,828 na qual resultou uma aceleração vertical de 2,68 G acima do limite de 2,5G.
O primeiro oficial foi capar de estabilizar o avião novamente no FL 347 após perda de 6300 pés de altitude no rumo de 257 graus.
O incidente ocorreu quando a aeronave voava sobre o Pacifico a 40 milhas ao sul de Hamamatsu.
fonte/KyodoNews/AvHerald/ilusreação/Shutterstock/IljaMasik.
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