RESUMO 10

Pres. Dilma recebe parentes das vítimas do voo AF 447

Representantes da Associação dos Familiares das Vítimas do Voo 447, da Air France, que caiu no Oceano Atlântico em 2009 matando 228 pessoas, entregaram hoje, à presidenta Dilma Rousseff, um documento elaborado pela Associação Francesa de Pilotos que aponta supostos defeitos nos modelos Airbus que podem ter colaborado para o acidente.

Os parentes das vítimas questionam o resultado das investigações feitas pelo Escritório de Investigação e Análise (BEA), órgão francês que apontou erros sucessivos da tripulação como principal causa de acidente.

De acordo com Palácio do Planalto, Dilma se mostrou solidária aos parentes das vítimas e disse que o Estado Brasileiro dará todo o apoio a eles na relação com o governo francês. 
 

Boeing 787 recebe da certificação da FAA e EASA

O 787 Dreamliner (foto divulgação Boeing)
O 787 Dreamliner (foto divulgação Boeing)
Durante cerimônia ocorrida em Everett, no Estado de Washington, nos Estados Unidos, a Boeing recebeu da Agência Americana de Administração da Aviação (FAA, na sigla em inglês) e da Agência de Segurança de Aviação Europeia (EASA, na sigla em inglês) a certificação para o novo 787 Dreamliner.

O administrador da FAA, Randy Babbitt, apresentou o Certificado (U.S. Type Certificate) – que verifica a que o 787 foi testado e aprovado dentro de todas as regulações federais daquele país – para o piloto-chefe de testes do 787, piloto-chefe Mike Carriker e para o vice-presidente e engenheiro-chefe de projetos do 787, Mike Sinnett, ambos que trabalharam no Programa 787 desde o começo.

O diretor executivo da EASA, Patrick Goudou, apresentou ao vice-presidente de Desenvolvimento do 787-8, Dan Mooney, e ao ex-líder do Time de Integração Nível Avião do 787, Terry Beezhold, o certificado europeu (European Type Certificate) para o 787
 
foto/Boeing


Azul ajusta operações no Aeroporto Afonso Pena (PR)

As operações da Azul Linhas Aéreas sofrerão alterações a partir de 19 de setembro por conta das obras de recapeamento da pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba.

A reforma impactará a malha da Azul aos domingos, com cancelamentos dos voos AD 4034 e AD 4091 (Campinas – Curitiba), AD 4037 e AD 4099 (Curitiba – Campinas).

Durante feriados prolongados e festividades de final do ano, a obra será suspensa. A previsão para o término da reforma é de 270 dias, até meados de abril de 2012. 
 

Emirates amplia frequência entre Dubai e Narita (Japão)

A Emirates anunciou que irá adicionar mais dois voos na rota Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a Narita, no Japão, a partir do dia 1º de novembro. As novas ligações também serão operadas pelo Boeing 777, configuradas com primeira classe (oito lugares), classe executiva (42) e econômica (354). Atualmente, a Emirates opera cinco voos por semana.

“O Japão é um mercado vital para a Emirates”, ressaltou o vice presidente sênior de Operações Comerciais, Richard Jewsbury. “A demanda na rota continua forte desde que lançamos a rota no ano passado”, completou. 
 

KLM dá opção de compra de prato na econômica

A KLM oferece aos passageiros da classe econômica a opção de compra de pratos à la carte em voos intercontinentais a partir de Amsterdã, na Holanda. São quatro diferentes opções disponíveis, a partir de 14 de setembro, que incluem comidas típicas do Japão, da Itália e da Indonésia, além de prato vegetariano.

KLM realizou testes nos voos do ano passado, partindo de Amsterdã, e o resultado foi muito positivo”, disse o diretor da KLM, Erik Varwijk. Os passageiros podem adquirir os pratos entre três meses até dois dias antes do voo.

As únicas exceções são os voos para Toronto (Canadá), São Francisco (Estados Unidos), Tel Aviv (Israel) e Cairo (Egito). 
 

Passageiros da Gol terão entretenimento em smartphones

A Gol anunciou a implantação, a partir de 1° de setembro, de seu tão esperado sistema de entretenimento de bordo. Segundo a empresa, trata-se de algo inédito na aviação mundial: em vez de instalar telas para acesso às opções de lazer a bordo, algo que seus aviões não possuem, por ser uma empresa com DNA low cost/low fare, a Gol vai oferecer aos clientes conteúdo para acesso por meio dos aparelhos pessoais dos próprios passageiros.

“A inovação está no DNA da Gol e foi com muita criatividade que desenvolvemos para os nossos clientes uma opção de entretenimento de bordo que oferece programação de alta qualidade, com baixos custos com implantação”, destaca Claudia Pagnano, vice-presidente de Mercado e Novos Negócios da empresa aérea. “Inicialmente, o produto poderá ser acessado via iPhones, iPads, iPods touch, netbooks e notebooks equipados com a tecnologia wi-fi. Futuramente, também estará disponível para outros tipos de tablets e smartphones”.

O novo entretenimento de bordo da Gol, batizado Gol no Ar, terá conteúdos variados, com notícias e artigos de jornais e revistas, programas de TV, esportes, jogo atualizado automaticamente a cada pouso em nove aeroportos: São Paulo/Congonhas, São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Santos Dumont, Rio de Janeiro/Tom Jobim-Galeão, Belo Horizonte/Confins, s e canais de músicas para gostos diversos. O acesso poderá ser realizado durante o voo e o conteúdo seráSalvador, Porto Alegre, Brasília, Belém e Fortaleza.

Neste primeiro momento, a companhia vai oferecer o produto em cerca de 250 voos diários, principalmente na Ponte Aérea entre Rio de Janeiro e São Paulo, o mercado mais movimentado do Brasil. A previsão é que haja expansão para cerca de 380 voos diários até o fim do ano.

Anac diz não interferir nas taxas das aéreas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou não ter sido notificada da decisão judicial que estabelece porcentagem mínima para taxas de remarcação de passagens aéreas, entre outras questões, que envolvem a agência. Assim que a mesma for notificada irá analisar a questão e se manifestar sobre todos os termos da decisão, bem como sobre as ações a serem adotadas em decorrência da medida judicial.

Em nota, a Anac ressalta que a atuação com relação ao tema vem se pautando no princípio da liberdade tarifária, em vigor desde agosto de 2001 para o transporte aéreo doméstico, na forma estabelecida pela Portaria do Ministério da Fazenda nº 248/2001 e ratificada pela Lei nº 11.182/2005, que criou a Agência Nacional de Aviação Civil.

No regime de liberdade tarifária, as empresas aéreas podem estabelecer livremente as
tarifas a serem oferecidas ao usuário na prestação de seus serviços, inclusive as remarcações, que são entendidas como serviço e que estão discriminadas no contrato firmado pelo passageiro no ato da compra. A Anac não interfere em tal medida. 
 

Tam terá voo CGH-CNF com conexão para Miami

Para estimular a demanda do voo Confins, em Minas Gerais, para Miami, nos Estados Unidos, as áreas de Planejamento e comercial da Tam criaram uma conexão de Congonhas para o aeroporto mineiro.

Essa conexão exclusiva começa na próxima semana (terça-feira, dia 30) e sairá de Congonhas três vezes por semana – terças e quartas-feiras e sábados.

“É uma ótima notícia para o mercado de São Paulo (capital e interior)”, destaca o gerente de Vendas da Tam em Belo Horizonte, Terci Rodrigues.
 
 

Forma e Gol assinam contrato de US$ 2 mi em charteres

 
O Grupo Forma, que controla as operadoras Forma Turismo, que atua no segmento de turismo estudantil, e Forma Family, acaba de assinar um contrato com a Gol. Pelo documento, o grupo irá fretar 22 voos por semana para Porto Seguro entre setembro e outubro. O acordo entre a operadora e a aérea envolve valores de cerca de US$ 2 milhões, e os fretamentos atenderão São Paulo, Brasília, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto (SP).

O Grupo Forma prevê o embarque de cerca de 10 mil passageiros para Porto Seguro nos meses de setembro e outubro. Para atender ao grande volume de passageiros, a empresa buscou outro parceiro também, no caso a Tam, com quem tem acordado outros cinco vôos semanais fretados para Porto Seguro. É para atender os mercados de São Paulo e Belo Horizonte.

“Estamos muito satisfeitos com a parceria que temos de longa data com a Gol e também com a consolidação do destino Porto Seguro, que é nosso carro-chefe e, sem dúvida, a cidade mais procurada pelos formandos do Brasil inteiro, uma vez que se desenvolveu para receber esse nicho de turismo”, afirma o diretor da Forma, Renato Costa. 
 
fonte/PanRotas
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog