O DRONE INVISÍVEL QUE AJUDOU A MATAR BIN LADEN
É provável que todos os detalhes sobre como as forças americanas encontraram e mataram Osama Bin Laden nunca sejam conhecidos, mas informes dessa manhã indicam que o esquadrão do U.S. Navy SEALS que realizou o ataque teve à disposição dois helicópteros e esse drone stealth, um avião não-tripulado invisível aos radares conhecido como “A Fera de Kandahar”.
O Lockheed Martin RQ-170 Sentinel é uma aeronave do tamanho de um caça, com uma envergadura de 19 metros, cuja existência só se tornou oficial em 2009, apesar de já estar sendo utilizado no Afeganistão – e dos flagras de entusiastas da aviação. Baseado em Nevada e no aeroporto de Kandahar – de onde seu apelido simpático surgiu – o RQ-170 tem como missão tarefas de reconhecimento e patrulha para tropas em solo.
Dada a localização da casa fortificada de Bin Laden – a apenas alguns passos de um centro de treinamento paquistanês – o RQ-170 provavelmente forneceu os olhos e ouvidos da operação, enviando vídeos em live streaming para os centros de controle. Vídeos que o mundo provavelmente nunca vai ver.
fonte/Jalopnick/foto/SecretProjects
Comentários