BARREIRA DO INFERNO LANÇA FOGUETE DE TREINAMENTO BÁSICO


O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) realizou, na tarde desta quarta-feira (27), o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB). A ação, inserida na operação Camurupim, ocorreu por volta das 15h e teve a finalidade de obter dados para a qualificação e certificação dos dispositivos, além de servir como treinamento operacional para o lançamento do foguete ORION V4.

O voo do FTB teve duração estimada de 5 minutos e apogeu (altura máxima) entre 95 e 105 km. O dispositivo foi desenvolvido com o intuito de garantir a qualificação técnica dos recursos humanos e a manutenção dos meios operacionais necessários às atividades do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE). O foguete de teste não contava com carga útil tecnológica.

A Operação Camurupim tem o objetivo de realizar o lançamento do foguete de treinamento ORION V4, equipado com uma carga útil tecnológica desenvolvida pelo DLR (Centro Espacial Alemão), com a finalidade de receber operacionalmente um Lançador Móvel de Foguetes de Sondagem fabricado na Alemanha.

Essa Operação, além de manter a operacionalidade do Centro, promoverá  a utilização do Lançador Móvel, de forma independente e autônoma, no Brasil.
 
fonte/ CLBI/TribunaDoNorte
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog