EMBRAER VAI ENTRAR NO MERCADO DE TRENS DE ALTA VELOCIDADE

A terceira maior fabricante de aeronaves do mundo, a Embraer, está em discussões para começar a produzir trens de alta velocidade no Brasil. No início deste mês, a empresa, convidou Iñaki Barron, diretor da Alta Velocidade Ferroviária Internacional União (UIC, o francês Union Internationale des Chemins de Fer), para discutir o assunto em sua fábrica em São José dos Campos.

Os tópicos da discussão incluíram avanço do mercado do tem-balo na aviação regional  o principal  negócio da Embraer e absorção de tecnologia para produção de trens-bala no país.

A Embraer não tem estudos relacionados, tornando-se necessário chamar especialistas de primeira ordem. Durante o encontrofoi discutida as chances da empresa para participar do leilão da linha ferroviária (Campinas - São Paulo - Rio de Janeiro), previsto para abril deste ano.

De acordo com dois estudos da UIC, a rede mundial de trens-bala devem passar da cerca de 14,700 km atuais 36,000 km 2025. O principal mercado para esse tipo de comboios estão a distâncias de até 600 km, rotas típicas servidas pelas aeronaves da Embraer, o que representa 58% dos negócios da empresa. Segundo as projeções, a ferrovia de alta velocidade vai  retirar os aviões regionais e 50% a 90% dos passageiros.

O governo brasileiro está estudando a possibilidade de participação de outras três rotas: São Paulo-Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte e Campinas-Triângulo Mineiro.

Um trem expresso, com capacidade para 350 passageiros, custa cerca de USD23 milhões e têm uma vida útil de 30 anos. 

fonte/FlightinMachine/MaqCombate
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog