AVIÃO QUE CAIU EM BOA VIAGEM (PINA), É RETIRADO

Foi retirado esta manhã do bairro do Pina o avião de pequeno porte, um ultraleve avançado modelo Vimana de Asa Alta, que caiu no início da tarde de ontem atingindo uma casa na rua Antônio Pedro de Figueiredo, em frente à Praça Marco Antônio Vilaça. Peritos do Instituto de Criminalística (IC) foram ao local e retiraram da cabine do monomotor o GPS aeronático e o telefone celular do piloto, o empresário Antônio Carlos de Carvalho, 42 anos, que estava sozinho no momento do acidente.

De acordo com o IC, o GPS poderá ajudar nas investigações sobre as causas da queda da aeronave. O avião foi retirado com a ajuda de um caminhão guindaste e levado para a fábrica, na cidade de Caruaru.

O genro do piloto, o funcionário público João Paulo Baronto também foi ao local do acidente esta manhã. Segundo ele, o sogro foi transferido do Hospital da Unimed para o Santa Joana, onde permanece internado aguardando o resultado de exames oftalmológicos. Antônio Carlos sofreu uma leve fissura na última vértebra e um corte profundo em um dos olhos, mas segundo o familiar não corre o risco de perder movimentos ou de ter a visão afetada.

O acidente aconteceu por volta das 12h40 de ontem. O avião de prefixo PU-HHC sobrevoava a área quando caiu sobre uma residência, após ter batido levemente em outras três, quando tentava pousar na pista do Aeroclube de Pernambuco. Ninguém da casa ficou ferido.

Apesar do susto, o acidente poderia ter sido ainda pior. Primeiro, pela própria localidade, que é repleta de prédios residenciais e comerciais e tem um intenso fluxo de veículos. Segundo, porque esse tipo de aeronave é um modelo experimental (muito leve e para fins não comerciais) e, por isso, não é homologada e nem certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A responsabilidade pelo voo e pela operação do protótipo é do piloto. Sendo assim, o inquérito do acidente de ontem ficará restrito à esfera civil. As hipóteses mais fortes são de falha humana, pane no motor ou falta de combustível.

Segundo a administradora do Aeroclube, Hilária Pimenta, o piloto saiu de Aracaju em direção ao Recife, onde pretendia fazer uma parada antes de seguir para Caruaru, no Agreste, para vistoriar a aeronave construída no município. De acordo com Pimenta, o piloto teve autorização da torre do Aeroporto dos Guararapes para pousar na pista do Aeroclube mas, quando estava próximo, arremeteu, fez um curva e caiu.

fonte/foto/DiarioDePernambuco /ChicoPorto
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog