ATRASO EM VOO DA GOL GERA TUMULTO NO AEROPORTO DE CONGONHAS


Um atraso de mais de três horas na decolagem de um voo da Gol gerou protestos por parte dos passageiros no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, na tarde deste sábado (25), segundo os próprios passageiros informaram ao G1. A partida do voo 1664, com destino à Vitória, no Espírito Santo, estava prevista para as 11h, mas só decolou mesmo às 16h42.

A confusão teve início a partir das 14h, quando os passageiros foram informados de que a tripulação não havia chegado. A informação seguinte foi a de que a tripulação já estava pronta, mas que aguardava ainda o comandante do voo. Diante do desencontro de informações, os passageiros afirmaram ao G1 que decidiram, então, invadir a área de embarque do aeroporto. Em seguida, eles disseram ergueram uma barricada com as cadeiras de espera no local como forma de chamar a atenção.

A Infraero negou que houve invasão e qualquer tumulto na área de desembarque, alegando que o que aconteceu foram apenas discussões. Além disso, o órgão disse que não houve qualquer dano material ao aeroporto.

Dois policiais federais conversaram com os passageiros e ouviram as suas solicitações. A exigência era a de que fossem atendidos por algum funcionário da Gol. Os policiais federais intercederam a favor dos passageiros junto à empresa, mas ninguém da companhia aérea se apresentou para solucionar o problema. Os passageiros apenas foram informados que o voo partiria por volta das 16h30.

Diante do impasse, formou-se uma comissão de três passageiros para que formalizasse uma queixa junto à sede da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em Cumbica, onde foi registrado um boletim de ocorrência. Até as 15h30, no entanto, os passageiros prosseguiam sem uma solução definitiva.
Às 15h45, a assessoria da Anac disse ao G1 que a companhia aérea havia informado que teve um problema específico com a tripulação deste voo e que este decolaria às 16h30, como havia sido anunciado. A Infraero foi comunicada pela Gol que o voo 1664 deixou Cumbica às 16h42 deste sábado.

A Anac afirmou que vai investigar se a empresa descumpriu alguma norma de aviação, como, por exemplo, deixar de prestar assistência aos passageiros em caso de atrasos mais prolongados, como o deste voo especificamente.

As informações obtidas pelos passageiros, no entanto, eram a de que outros sete partidas da Gol tinham apresentado o mesmo problema durante o dia. A assessoria da Infraero de Cumbica foi informado pela Gol que outros dois voos da empresa registraram atrasos: o voo 1716, com destino a Foz do Iguaçu, com partida prevista para as 12h30 e remarcada para as 17h, e o voo 1058, que partiria para Campo Grande às 13h30, mas cuja decolagem foi adiada para as 17h30.

E o diretor do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, Carlos Chagas, disse, por sua vez, que desconhece qualquer movimento ou greve branca. "De jeito nenhum, nem greve branca". Segundo ele, o sindicato cumpre estritamente a decisão judicial que proibiu a greve.

Por meio de nota, a Gol informou que "precisou realizar ajustes em sua malha ao longo desta tarde, devido à chuva que atinge algumas regiões do País e ocasionou a suspensão temporária de operações aéreas em aeroportos importantes no sistema da empresa, como o de Belo Horizonte/Confins e o de Campo Grande".
Segundo a companhia aérea, "em alguns casos, foi necessário modificar a programação de tripulantes, respeitando o limite, previsto em lei, de horas voadas durante o dia". A Gol destacou que "está se empenhando para atender da melhor forma possível seus clientes, dentro do que estipula a Resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil, e que já acionou aeronautas reserva".

fonte/G1
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog