PASSAGEIROS REVOLTADOS COM VOOS DA TAM QUE SERVEM MATO GROSSO

150Image via Wikipedia
A TAM Linhas Aéreas está sendo acusada de enganar vários passageiros no Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro, depois de retirá-los de dentro do avião às 23 horas da última quinta-feira (25-11), com promessas de reembarque imediato no Aeroporto do Galeão, o que não aconteceu para quem se destinava a Cuiabá. No Santos Dumont, as operações de pouso e decolagem são encerradas pontualmente às 23 horas pela Infraero.

Conforme os passageiros, a TAM deixou o voo JJ-3068 - previsto para decolar às 22:09 - atrasar inexplicavelmente por conta da ausência de sua tripulação. Piloto, co-piloto e comissários só chegaram à aeronave (um Airbus) às 22h45m, alguns até correndo pelo pátio de estacionamento. Mas, para os passageiros , a TAM informou que o atraso decorria do período chuvoso, quando o avião já estava na pista há horas.

A aeronave em questão, voo JJ-3068, faria escala técnica em Campo Grande, de lá seguindo para Cuiabá. Mas, diante da impossibilidade de decolar, por conta do horário vencido, com base nas regras da Infraero, os passageiros, já acomodados no interior do avião, foram surpreendidos com a notícia de que teriam de desembarcar, pois a Infraero não autorizara a decolagem. Houve gritos de protesto, porque muitos tinham informado à família que o voo finalmente aconteceria.

Os funcionários da TAM afirmaram ainda que o voo substituto, o mesmo JJ-3068, estava garantido a partir do Aeroporto do Galeão, e para tanto os passageiros teriam que comparecer ao check-in da empresa para os procedimentos de praxe. Porém, ao chegar lá, o grupo foi surpreendido com a notícia de que o voo JJ-3068 prosseguiria apenas até Campo Grande. "Para Cuiabá, só amanhã cedo". Houve uma série de novos protestos dos passageiros, ! revoltad os pelo que tacharam de trapaça desleal da TAM. Muitos perderam compromissos e reservas pagas antecipadamente em hotéis de Cuiabá.

A discussão entre passageiros e funcionários da TAM adentrou madrugada adentro no balcão do Santos Dumont, já praticamente deserto. Depois de muito bate-boca e argumentos de ambas as partes, ficou decidido que eles viajariam às 7:06 (voo JJ-3022, com conexão em Brasília (JJ-3593). Os passageiros, esgotados fisicamente e mentalmente, foram finalmente acomodados no Softel em Copacabana, sem direito a refeições, e onde uma simples garrafa de água sem gás custa R$ 8,70.

Na sexta-feira, 26, ao chegarem ao Aeroporto Santos Dumont, a informação da TAM, no painel eletrônico, era de que a aeronave (voo JJ-3022 - Rio/Brasília) já se encontrava no pátio, com 'embarque próximo', no portão 4. Mas logo essa informação foi modificada, e os passageiros foram instruído s para aguardar no portão 2, onde não havia nenhum avião estacionado. Logo descobriram que o aparelho e tripulação do JJ-3022 ainda voavam a caminho do Rio de Janeiro.

Procedimentos do tipo, afirmou a passageira Rosiane, que desembarcou em Cuiabá rumo a Alta Floresta (agora de ônibus), não condizem com o porte publicitário que a TAM faz de serviços aéreos de qualidade. "Estou decepcionada profundamente. Primeiro, pelo pouco caso da TAM com seus usuários. Segundo, por descobrir que nada do que ouvi dizer de bom acerca dessa companhia tem consistência. Pelo menos nos dias atuais a TAM não tem respeito com seus passageiros, pois mente e engana, essa é a verdade". Rosiane jura não pôr mais os pés nas aeronaves da TAM. "Vou experimentar outras que sejam sérias, na esperança de não ser novamente enganada".

Em Cuiabá, na sexta-feira, houve revolta de dezenas de passageiros que seguiam para Brasília e conexões. O vôo marcado para ás 17h20 só deixaria Brasília por volta das 20 horas e retornaria às 21 horas - horário local. Os passageiros com conexões para outros estados tiveram que ser levado para hotéis para aguardar o próximo vôo. 
 
fonte/24HNews
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