INCÊNDIO NO AEROCLUBE DE PASSO FUNDO



A polícia e o Corpo de Bombeiros investigam as origens do incêndio que destruiu um hangar do Aeroclube de Passo Fundo na madrugada de hoje. Quatro aeronaves que estavam no local foram destruídas pelo fogo que começou por volta das 23h30min.
Localizado no distrito de Pulador, a seis quilômetros do centro da cidade, o Aeroclube tem vários hangares com aeronaves, algumas particulares e outras de propriedade do aeroclube e utilizadas para o treinamento e formação de pilotos. O hangar incendiado era o mais antigo deles, com cerca de 60 anos e toda a estrutura de madeira.

Quando o fogo começou, um funcionário que mora no local e cuida do aeroclube pediu ajuda aos filhos e passou a retirar as aeronaves dos outros hangares, puxando-os para o meio da pista. Mas o hangar em que o fogo começou, queimou rapidamente. Um avião chimango e um moto-planador, únicos com motor e combustível foram atingidos intensificando o fogo. Outros dois planadores também foram destruídos.
- Nós fomos conduzindo os bombeiros ao local, mas quando chegamos o hangar estava destruído_contou o piloto Leandro Marcon.
Para conter as chamas e evitar que o fogo se alastrasse, os bombeiros utilizaram 20 mil litros de água. Oito soldados auxiliaram na tarefa, e no rescaldo do pavilhão, de 80 metros quadrados.

O Aeroclube agora apura os prejuízos. Um avião chimango custa em média U$ 50 mil, mas entre as aeronaves destruídas estava um avião histórico, um Auster, de produção inglesa, que tinha mais de 50 anos de idade. De fabricação limitada, cerca de sete no mundo todo, a aeronave tinha valor inestimável. No local também estava uma aeronave de propriedade de outro aeroclube, que estava desmontada. As aeronaves tinham seguro obrigatório, mas o valor não cobrem todo o dano.
- Agora é trabalhar para conseguir outras aeronaves, tentar reconstruir o hangar, salienta Marcon.
As causas do incêndio serão apuradas pela perícia. Há suspeitas de que o fogo tenha sido provocado, uma vez que a instalação elétrica do hangar, por ser muito antiga, já estava desligada.
fonte/foto/ZeroHora


Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog