MILITARES E POLICIAIS OCUPAM AEROPORTO DE QUITO, EM PROTESTO

QUITO - Centenas de policiais e oficiais do Exército equatoriano ocuparam nesta quinta-feira, 30, o principal quartel e o aeroporto de Quito. Eles protestam contra uma lei de reforma no serviço público que lhes tiraria benefícios. 

Com queima de pneus e bombas de gás lacrimogênio, os oficiais tomaram o Regimento de Quito e destacamentos policiais em Guayaquil e outras cidades. As estradas de acesso à capital estão fechadas. Segundo a televisão local, o aeroporto da capital está fechado após militares tomarem a pista para protestar.
O presidente Rafael Correa propôs ao Congresso uma lei de austeridade para diminuir a burocracia estatal e cortar privilégios de alguns setores do funcionalismo. Deputados do próprio partido do presidente, a Aliança para o País, são contrários à reforma. 

Dissolução do Congresso
No final da noite de quarta-feira, a ministra de Políticas de Governo , Doris Solis, disse que Correa poderia solicitar a dissolução do Congresso à Suprema Corte para dissolver o Congresso.
Segundo a nova Constituição equatoriana, aprovada há dois anos, o presidente pode declarar impasse político e solicitar ao Judiciário a dissolução do Parlamento para resolvê-lo.
"É um cenário que ninguém quer, mas é uma possibilidade, quando as condições para a mudança não existem", disse Doris.

fonte/Reuters/Estadão



Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog