INSCRIÇÕES DO VESTIBULAR DO ITA COMEÇAM NESTA SEXTA-FEIRA, COM NOVAS REGRAS

As inscrições do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, começam nesta sexta-feira (6) com alterações no edital. Pela primeira vez, o instituto aceitará candidatos maiores de 23 anos que optarem por seguir carreira civil, além de casados e arrimos de família para as carreiras militar e civil. As mudanças ocorreram por recomendação do Ministério Público Federal.
As inscrições vão até 15 de setembro e o valor da taxa é de R$ 100. O vestibular traz ainda uma nova opção de curso: engenharia aerospacial.

Segundo o procurador da República do Ministério Público Federal, Fernando Lacerda Dias, a recomendação foi feita devido à grande quantidade de mandados de segurança de maiores de 23 anos que queriam prestar o vestibular. "Todo vestibular tinha essa discussão sobre a idade. Com relação aos casados e arrimos de família, não havia sentido haver esses pré-requisitos", disse.

A distinção entre a carreira militar e civil foi mantida com relação à idade, de acordo com Dias, porque há fundamento lógico da exigência da idade para carreira militar. "Mesmo assim, não fica descartado que se possa discutir juridicamente a questão da idade na carreira militar", afirmou.

"Em média, nos últimos vestibulares, cerca de 40% dos inscritos optaram por seguir a carreira militar e 60% optaram pela carreira civil", disse o coordenador de concursos do instituto, Luiz Carlos Rossato.

Saiba mais

Vestibular do ITA aceitará casados e maiores de 23 anos, diz coordenador Acompanhe a correção da prova de física do vestibular 2010 do ITA Segundo o assistente do reitor do ITA, major Alexandre Okada, a decisão de fazer as mudanças foi tomada conjuntamente com o Ministério Público Federal. "Evita liminares que eram feitas", disse. Com relação aos casados, Okada afirmou que "não haverá facilidades" nos cursos.
Neste ano, o instituto também promoveu pela primeira vez o programa de isenção de taxa de inscrição, por recomendação do Ministério Público Federal, e 46 pessoas foram beneficiadas.

A inscrição no vestibular deverá ser feita exclusivamente pela internet com o preenchimento do requerimento de inscrição. É imprescindível o fornecimento do número do CPF do próprio candidato. O site do vestibular é www.ita.br/vestibular.

Serão disponibilizadas 130 vagas para os cursos de graduação em engenharia nas especialidades de aeronáutica, eletrônica, mecânica-aeronáutica, civil-aeronáutica, da computação e aeroespacial.

Todos os cursos têm cinco anos de duração e são ministrados em período integral. Todos os estudantes do ITA têm a opção de morar em alojamentos do campus, mas casados e arrimos de família só poderão morar sozinhos no local, segundo Okada. "Não temos condições de dar alojamento para família", disse o assistente do reitor.

O vestibular é realizado em uma única fase e as provas serão aplicadas em 22 cidades brasileiras e no Distrito Federal, entre os dias 14 e 17 de dezembro, das 8h às 12h (horário de Brasília).

fonte/G1/ITA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog