ANAC DETERMINA AJUSTES E DESCARTA INTERVENÇÃO

Técnicos não detalharam as recomendações, mas entre elas está reforço na cerca de arame farpado destruída dia 26, quando bandidos dispararam tiros e renderam piloto e copiloto no Oscar Laranjeiras

Técnicos da Agência Nacional de aviação Civil (Anac) vistoriaram ontem o Aeroporto Oscar Laranjeira, nesta cidade do Agreste, que foi alvo de roubo a um avião de transportes no último dia 26. De acordo com o inspetor Francisco José Luppi, serão solicitados ajustes na estrutura do local. Os técnicos não informaram quanto tempo o trabalho vai durar, mas descartaram a interdição do Oscar Laranjeira.

Na semana passada, a Anac determinou a suspensão de transportes de valores no aeroporto. Numa visita cercada de sigilo, os inspetores percorreram várias partes do aeroporto e se reuniram com representantes da prefeitura e do governo do Estado. A imprensa não teve acesso. Os dados serão levados para análise no Rio de Janeiro e o laudo só deve sair em 20 dias.

Os funcionários da Anac chegaram a Caruaru pela manhã e não falaram com a imprensa. Apenas o inspetor Francisco José Luppi deu algumas declarações antes da reunião. O objetivo é inspecionar as condições de segurança e infraestrutura do aeroporto. Os dados serão analisados no Rio de Janeiro.

Além dele, mais dois inspetores, sendo um coordenador, participaram da vistoria, feita pela manhã e à tarde. Entre os ajustes solicitados está o reforço na cerca de arame farpado do aeroporto, destruída no dia do assalto. A vistoria de ontem foi motivada pelo roubo a um avião de transportes. No início da noite do dia 26, um grupo formado por pelo menos oito homens armados quebrou a cerca de arame farpado que protege o local e entrou com uma Hilux roubada no aeroporto. Quando os tripulantes faziam manobras na cabeceira da pista, os bandidos atiraram o carro contra a aeronave, dispararam tiros e renderam o piloto e o copiloto.


Além dos pertences dos tripulantes, os assaltantes levaram 18 malotes contendo cheques, duplicatas e outros documentos bancários. O material roubado foi encontrado dois dias depois em um manguezal no Recife. O delegado da Polícia Federal responsável pelo caso ouviu o depoimento dos dois tripulantes e de quatro seguranças do carro-forte que levou os malotes até o aeroporto. Os resultados das perícias feitas na aeronave, nos malotes e na Hilux usada no assalto ainda não foram divulgados.

Até agora nenhum suspeito do roubo foi preso.

A vistoria estava prevista para acontecer na terça-feira, mas a equipe da Anac não conseguiu pousar no aeroporto devido ao mau tempo. O procedimento é normal na aviação. Não havia visibilidade e o comandante achou por bem voltar, destacou Francisco Luppi. Participaram da reunião, que durou aproximadamente uma hora, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Caruaru, Erick Veloso, o administrador do local, Jairo Souza, e o gestor do sistema de aeródromos de Pernambuco, Fernando Maranhão.



fonte/JornalDoComércio
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog