DEPOIS DO APAGÃO, AEROPORTO DE PORTO ALEGRE VOLTA A OPERAR COM NORMALIDADE
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Depois de um apagão de quase três horas na manhã desta sexta-feira (20), o aeroporto internacional Salgado Filçho, em Porto Alegre, normalizou os pousos e decolagens. Até as 17h, apenas três voos estavam atrasados e três foram cancelados.
Depois de um apagão de quase três horas na manhã desta sexta-feira (20), o aeroporto internacional Salgado Filçho, em Porto Alegre, normalizou os pousos e decolagens. Até as 17h, apenas três voos estavam atrasados e três foram cancelados.
Segundo a Infraero, os atrasos e cancelamentos registrados no final da tarde não têm relação direta com o apagão. No início da tarde, o acidente chegou a provocar atraso em 67% das partidas programadas pelo terminal.
As chegadas, segundo a Infraero, não foram tão afetadas: o aeroporto registrou 15 aeronaves atrasadas, além de três cancelamentos.
O apagão foi causado por uma falha num disjuntor do segundo andar do terminal, onde fica o setor de embarques. A queda de energia ocorreu às 4h30. Quando o gerador foi acionado, o equipamento de segurança não suportou a carga e foi desligado automaticamente.
Também ficaram inoperantes os serviços de inspeção, dotados de raio-x, e o despacho de bagagens. A superintendência regional da Infraero solicitou que todos os voos com destino a Porto Alegre fossem temporariamente suspensos para evitar congestionamento de aeronaves no pátio.
Em nota oficial, a estatal explicou que uma pane na entrada de alta tensão causou o apagão.
"Às 4h30min houve uma pane na entrada de alta tensão que alimenta o aeroporto, o que automaticamente acionou os geradores de cada pavimento. Quando a energia voltou a ser fornecida, o disjuntor do segundo pavimento não rearmou, o que ocasionou a falta de luz neste andar onde são realizados os procedimentos de embarque (check-in, raio-x, despacho de bagagem)", destacou a nota.
O superintende da Infraero no Rio Grande do Sul, Jorge Herdina, disse que a empresa está empenhada em estudar o que ocorreu, uma vez que não há registro de outras fa lhas desse tipo desde que o terminal foi inaugurado, em 2001. O superintendente explicou que há quatro geradores para substituir uma possível falta de energia.
“Infelizmente as pessoas precisaram ficar no saguão, aguardando pela retomada do atendimento”, afirmou. O sistema só foi reativado por volta das 7h.
fonte/Uol
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