AEROPORTOS REABREM NA IRLANDA, MAS CINZAS DE VULCÃO NA ISLÂNDIA PODEM VOLTAR A RESTRINGIR O TRÁFEGO AÉREO NA REGIÃO NOS PRÓXIMOS DIAS


DUBLIN - Aeroportos na Irlanda e em partes do Reino Unido foram reabertos nesta terça-feira após terem voltado a ser fechados por algumas horas por causa da nuvem de cinzas vulcânicas expelidas pelo vulcão na Islândia que provocou um caos aéreo na Europa no mês passado. A Autoridade de Aviação da Irlanda (IAA, na sigla em inglês) anunciou que as restrições foram suspensas às 13h (9h no horário de Brasília), após seis horas em que a medida vigorou. Ainda assim, o órgão informou que a previsão de ventos poderá levar mais cinzas vulcânicas para a região nos próximos dias, o que forçaria aeroportos a fecharem novamente.
" Poderemos enfrentar isso periodicamente durante o verão "

- Nós poderemos enfrentar isso periodicamente durante o verão - disse o diretor-geral da IAA, Eamonn Brennan. - Nós provavelmente teremos um verão de incertezas devido a essa nuvem de cinzas. 

Além da Irlanda, o Serviço de Tráfego Aéreo Nacional Britânico (Nats, na sigla em inglês) informou que restrições a voos foram impostas no Oeste da Escócia e na Irlanda do Norte. A medida também foi suspensa às 13h (9h no horário de Brasília). A previsão era de que os voos no resto da Europa operassem normalmente nesta terça-feira, segundo a Eurocontrol, agência de controle de tráfego aéreo. 

Durante seis dias em abril, o vulcão Eyjafjallajokull obrigou o cancelamento de cem mil voos na Europa e em outros continentes. A enorme nuvem de cinzas deixou a maioria dos aviões no solo, e milhões de passageiros ficaram presos em aeroportos. O caos aéreo provocado pelo fenômeno natural pode custar entre 1,5 bilhão e 2,5 bilhões à União Europeia, de acordo com executivos do bloco, que propuseram uma série de medidas para ajudar a indústria. Muitas companhias aéreas criticaram duramente a extensão das restrições de voos. 

fonte/AgInternacionais/OGlobo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog