GRUPO DA AIRBUS TEM PREJUÍZO DE US$ 1 BILHÃO EM 2009
O grupo europeu aeronáutico EADS anunciou nesta terça-feira um prejuízo de 763 milhões de euros (US$ 1,03 bilhão) em 2009, após um lucro de 1,5 bilhão de euros um ano antes, em consequência principalmente das medidas para cobrir os problemas com o avião militar A400M e com o Airbus A380, conhecido como avião gigante.
O programa do A400M já consumiu cerca de 4,2 bilhões de euros e a primeira entrega está prevista para 2013. O segundo maior grupo aeroespacial do mundo, atrás da Boeing, acredita que as duas aeronaves continuarão a dar prejuízo por alguns anos.
Um cancelamento do projeto militar custaria 5,7 bilhões de euros. Segundo o CEO do grupo, Louis Gallois, que já ameaçou acabar com o programa, o desenvolvimento da aeronave agora está no rumo certo. No entanto, ele não espera lucrar até a entrega dos primeiros 180 aviões.
Além disso, o grupo enfrenta problemas com o gigante A380. De acordo com o diretor financeiro da EADS, Hans Peter Ring, o programa da aeronave ainda deve amargar perdas por mais dois ou três anos - 26 aviões deste tipo já estão voando e a empresa espera entregar mais 20 neste ano. Para 2010, o grupo anunciou que espera um volume de negócios estável. "O A320 continua a pesar fortemente no desempenho", disse a EADS, acrescentando que também sofreu efeitos extraordinários com variação cambial. Os efeitos cambiais totais afetaram os lucros antes de juros e impostos em 2009 em cerca de 2,5 bilhões de euros em comparação com 2008, segundo a empresa.
fonte/Invertia
fonte/Invertia
Comentários