ITÁLIA COLOCA AVIÕES AMX NO DIFÍCIL CENÁRIO AFEGÃO


Quatro aviões AMX da força aérea italiana foram colocados no aeródromo de Herat, no Afeganistão a partir de 4 de novembro. Os aviões vão substituir os Tornado que operaram a partir da base aérea de Mazar-e-Sharif em missões de reconhecimento, que agora serão assumidas pelos AMX.

As tripulações dos AMX treinaram intensamente para as novas missões nos Estados Unidos e brevemente estarão a serem usados para as missões para as quais foram concebidos: reconhecimento armado e apoio terrestre de proximidade, exercendo um papel de extrema utilidade no difícil terreno afegão, a uma fração do custo de aviões mais complexos e sensíveis (como o F-16 ou o F-15) e com a capacidade de realizarem muito mais saídas do que estes em cada dia de combates. A sua colocação num terreno bélico é a segunda, depois da sua presença na Sérvia na década de 90, onde esteve à altura do exigido.

A sua aparição naquele que é hoje o conflito armado mais intenso do mundo recorda ao Brasil – o segundo maior operador do tipo – a utilidade do AMX em conflitos deste tipo e a importância de manter um jato de ataque leve sempre no seu inventário sendo a sua substituição prevista por um avião mais caro e complexo (o vencedor do F-X2) um erro.

fonte/Air Forces Monthly/Quintus/foto/zap16.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog