MODELO DE CIV ELETRÔNICA - HELICÓPTEROS
Instruções para confecção da CIV ELETRÔNICA – Helicópteros
Estas instruções são exclusivamente para o arquivo “CIV MODELO HEL.xls”. O arquivo foi elaborado para impressão em papel A4 na posição “paisagem”(landscape). O usuário somente terá acesso aos campos em que irá preencher, estando todos os outros bloqueados (instruções, fórmulas, etc).
O interessado deverá ainda mandar confeccionar capa dura para a nova CIV, que recomendamos as medidas de 21,3 cm por 30 cm. A capa dura frontal deverá ainda ter uma parte flexível para permitir a consulta da CIV.
Recomenda-se ainda uma folha em branco entre a capa e o início da parte impressa da CIV, lembrando que deverá ter a capa de rosto e as instruções de preenchimento da CIV, também disponíveis no arquivo.
Uma vez identificada e montada a CIV do interessado, o lançamento de horas voadas deve ser feito sequencialmente da folha 1 até a 99.
O interessado preencherá normalmente os campos “ANO”, “DATA”, “MODELO DA ANV”, “IDENTIFICAÇÃO DA ANV”, designativos de decolagem e pouso (“DE”, “PARA”), “OBSERVAÇÕES” e “POUSOS”. Neste caso o usuário poderá se beneficiar com os recursos do Microsoft Excel® para lançamento de vários vôos, como os recursos de copiar dados já lançados;
O lançamento da conferência deve ser feito manualmente, como nas CIVs tradicionais, nas folhas 100 a 105 e o usuário deve também lembrar-se de assinar as folhas 1 a 99, quando impressas e afixadas na CIV.
Para o lançamento de horas voadas deve preencher o campo respectivo entre as células “AI” a “AR” de cada folha de lançamento, sendo que as horas nas células da esquerda e os minutos nas células da direita de cada campo (“DIURNO”, “NOTURNO”, etc).
As células de preenchimento das horas voadas, quando o valor for menor que 1 hora, deve ser preenchido com o valor “0″ (zero). As células dos minutos devem ser preenchidas com o valor real voado, sem a conversão em décimos de hora, pois a própria planilha faz essa conversão e lança na parte que será impressa;
Os campos “INSTRUTOR DE VÔO”, “NAVEGAÇÃO”, “INSTRUM. REAL”, “SOB. CAP.” e “SIMULADOR”, não seguem as duas regras anteriores e devem ser preenchidas pelo interessado, diretamente na faixa de impressão, devendo, portanto, calcular inclusive os décimos de hora voados. Somente a soma no final da folha não precisa ser preenchida.
As células “AG” e “AH” servem de conferência para o lançamento dos dados. Elas confrontarão os dados lançados nos campos “DIURNO”e “NOTURNO” com os dados lançados nos campos “DUPLO COMANDO”, “PILOTO EM COMANDO” e “CO-PILOTO”. Caso esteja algum desses dados em desacordo, estas células ficarão vermelhas, respectivamente, a da esquerda (“AG”) para o lançamento de horas e a da esquerda (“AH”) para o lançamento dos minutos.
Não há a necessidade de se imprimir as folhas de 1 a 99 e deixar todas na CIV, apenas aquelas preenchidas e conferidas (conferência das folhas 100 a 105). É pelo campo da conferência que a ANAC saberá quantas folhas de lançamentos de vôos que a CIV possui. Todas as demais deverão estar impressas e preenchidas, exceto a última folha, que embora impressa, deverá somente ser preenchida no encerramento da CIV.
Faça o download do arquivo: CIV MODELO HEL.xls e bons voos!
fonte/PilotoPolicial
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