BRUXELAS LANÇA NOVA 'LISTA NEGRA' DE COMPANHIAS AÉREAS


O executivo comunitário, que atualizou a “lista negra” europeia das companhias proibidas de voar no espaço dos 27, manteve a TAAG entre as empresa a operar com restrições e sob determinadas condições, mas permitindo a utilização de mais aparelhos.

Em comunicado, diz reconhecer “os grandes esforços desenvolvidos pela autoridade angolana da aviação civil e pela transportadora para resolver progressivamente os problemas de segurança”, pelo que é “autorizada a aumentar o número de aeronaves utilizadas nas suas operações aéreas com destino a Portugal”.

A Comissão Europeia decidira em Julho passado levantar a proibição da TAAG em voar no espaço europeu, autorizando a companhia aérea angolana TAAG a retomar os voos para Portugal “apenas com certos aparelhos e segundo condições muito estritas”.

A nova lista passou a incluir transportadoras de três novos países, atendendo às deficiências de segurança detectadas no âmbito de auditorias.

“Não podemos aceitar compromissos no que respeita à segurança da aviação. Os cidadãos têm o direito de dispor de transportes aéreos seguros na Europa e em qualquer parte do mundo“, declarou o Vice-Presidente da Comissão, Antonio Tajani. “Não se trata apenas de estabelecer uma lista de companhias aéreas perigosas. Estamos dispostos a ajudar estes países a aumentarem a sua capacidade técnica e administrativa, a fim de garantir a segurança da sua aviação civil. Vamos intensificar a cooperação com a Organização da Aviação Civil Internacional, de modo a assegurar uma melhor coordenação de esforços e prestar assistência nas áreas onde é mais necessário”, concluiu.

Actualmente, a lista inclui cinco companhias aéreas cujas operações são totalmente proibidas na União Europeia: a Air Koryo (República Popular Democrática da Coreia), a Air West (Sudão), a Ariana Afghan Airlines (Afeganistão), a Siem Reap Airways International (Camboja) e a Silverback Cargo Freighters (Ruanda).

Há oito transportadoras aéreas que estão autorizadas a operar com restrições e sob determinadas condições: TAAG - Linhas Aéreas de Angola (Angola), Air Astana (Cazaquistão), Gabon Airlines , Afrijet e SN2AG (Gabão), Air Bangladesh, Air Service Comores e Ukrainian Mediterranean Airlines (Ucrânia).


  fonte/Pousada de Notícias Sobre Aviação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog