AVIÃO DA EMIRATES SOME DO RADAR E GERA MOMENTOS DE TERROR

Um Airbus da Emirates, desapareceu das telas de radar e por muito pouco, evitou a queda em um bairro populoso de Melbourne, após uma decolagem desastrada, em 20 de março de 2009.

O Airbus A340-500 passou a centímetros de uma cerca no final da pista, ao decolar do aeroporto de Melbourne, com destino à Dubai, e lutou para ganhar altitude após os pilotos calcularem errado o peso da aeronave em quase 100 toneladas, segundo informes da imprensa local.

Controladores de voo, horrizados , assistiram como o avião corria pela pista, lento demais para decolar e rápido demais para abortar e ainda viram as faíscas na pista, cada vez que a cauda do avião atingia o solo, o que aconteceu cinco vezes, até que o piloto conseguiu alçar voo.


Danos visíveis

Ainda assim, a luta para ganhar altitude continuou e por vários minutos, a aeronave continuou a voar baixo demais para aparecer nas telas de radar. Os controladores horrizados, aguardavam pela queda do avião, em algum bairro da zona sul de Melbourne. O voo 407, transportava 257 passageiros e 18 tripulantes.

´´ O avião desapareceu de nossas vistas, em direção ao pólo industrial sul, porque estava baixo demais para ser visto,´´ declarou Rob Mason, presidente da Civil Air, o sindicato dos controladores de tráfego aéreo da Austrália.

´´ Teria sido o pior desastre aéreo da história da Austrália,´´ disse Ben Sandilands, expert em aviação. ´´ Não haveria sobreviventes e certamente teríamos mortes no solo.´´

O incidente, ocorreu em março de 2009, mas somente agora veio à público, maiores detalhes do ocorrido. Tudo aconteceu porque o piloto calculou os parâmetros de decolagem de forma errônea,e inseriu no computador um peso de decolagem de 262 toneladas, quando na verdade, o valor correto seria 362. Uma discrepância de 100 toneladas.

Isto significa que os parâmeros estabelecidos não permitiriam a decolagem do avião. A única razão para o fato que o avião conseguiu decolar, no último minuto, foi devido ao fato que o piloto assumiu o comando e aplicou potência máxima nos motores, mesmo o avião já teno saido da pista, rolando pela grama em direção à cerca.

´´ Sabia que não podíamos parar,´´ afirmou o piloto posteriormente. ´´ Sabia que a única opção era continuar, mas pensei que fosse morrer.´´

No interior do avião, a maioria dos passageiros nem percebeu o quão perto a morte esteve presente, embora alguns tenham reclamado de solavancos e visto faíscas. Já no cockpit, a tripulação percebeu que a cauda havia sofrido severos danos durante a decolagem, e assim retornaram à Melbourne para um pouso de emergência,

Após o retorno do jato à Dubai, foi entregue aos pilotos, cartas de demissão e assim ambos deixaram a companhia aérea.

A Emirates informou que criou salvaguardas para evitar que este tipo de incidente ocorra de novo, incluindo-se ai checagem extra dos computadores de bordo.

O Australian Safety Transport Board ( ASTB ), orgão que investiga os acidentes aéreos na Austrália, divulgará um informe final sobre o incidente, até o fim de setembro.



Fontes: LondonTimes/Anne Barrowclough - The Australian - BGA

Comentários

Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Roberto Fantinel disse…
Obrigado pela visita. Vc já visitou o site da EMIRATES .com.br....lá como aqui uso a grafia que a empresa utiliza para se comunicar no Brasil (WEB)....segue o link..http://www.emirates.com/br/portuguese/index.aspx?gclid=Cj0KEQjw_9OoBRChj9vMo5CHrdUBEiQAJ6YRPYuN7Byregq9Lag22RY7ZzLXeBhbY3a7bH_LGht_IF8aAjUN8P8HAQ&gclsrc=aw.ds

Postagens mais visitadas deste blog