NASCE MAIS UMA EMPRESA - NOVAER CRAFT
Meio que de surpresa, surge uma nova estrela em nosso céu brasileiro, pois uma nova indústria aeronáutica, a NOVAER CRAFT, está nascendo e poderá começar atendendo nichos de mercado que não interessam a Embraer, inclusive aviões para a FAB.
O primeiro avião dela será o T-Xc, projetado por Joseph Kovacs, o criador do Tucano e do T-25 Universal, da Embraer.
O T-Xc será usado em treinamento militar, como avião utilitário para particulares e para uso agrícola (pulverização de lavouras).
Os modelos serão para dois e quatro passageiros (incluindo os tripulantes), com 200 HP de potência (2 passageiros) e 300 HP (4 passageiros), com autonomia de vôo para até 1.270 milhas, sem reabastecimento.
Ele será capaz de decolar em uma pista de apenas 280 metros de comprimento, e com grande desempenho no ar (bem melhor do que o T-25), além de custar US$ 250 mil (200 HP) e US$ 350 mil (300 HP).
A versão militar será o T-Xc Pilgrin e deverá substituir os atuais treinadores T-25 Universal da FAB, utilizados há mais de 40 anos no treinamento primário da AFA.
Desenvolvido na década de 60, o T-25 já vem mostrando problemas operacionais que limitam seus vôos, além da falta de peças de reposição.
A FAB tem 87 aeronaves T-25 em sua frota.
Já a versão civil do T-Xc, batizada de Stardream, foi desenvolvida para competir no mercado dos utilitários de transporte e seu maior rival é o modelo americano Cirrus SR 22, monomotor a pistão, que em 2007 vendeu 700 unidades, ao preço médio de US$ 600 mil cada.
Baseado no protótipo K-51 Peregrino, desenvolvido por Kovács, o T-Xc, será totalmente concebido em fibra de carbono, material termoplástico muito mais leve e resistente que o alumínio aeronáutico, além de ser imune à corrosão.
O peso vazio do T-25, por exemplo, é de 1.150 quilos, enquanto que o treinador Pilgrin terá cerca de 870 quilos.
A aeronave voará com motor a pistão e, no caso da versão civil, com uma altitude de 32 mil pés e a vantagem de ser pressurizado.
A Novaer ainda não definiu o preço do novo avião, mas, segundo Junqueira, deve praticar uma política com valor até 10% mais barata em relação ao que se cobra no mercado. Um avião nessa categoria custa ao redor de US$ 550 mil.
fonte: Plano Brasil/divulgação
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