FORÇA AÉRA ITALIANA IRÃO PARTICIPAR DA RED FLAG

amx-italia-green-flag-foto-forca-aerea-italiana

No último dia 21 de agosto, terminou a participação dos 10 aviões de ataque AMX, da Força Aérea Italiana, no exercício Green Flag. Realizado na Base Aérea de Nellis, Nevada (EUA), o exercício contou com a participação de aproximadamente 200 militares italianos de diversas unidades, como o 51º Stormo de Istrana (Treviso), a 32ª Ala de Amendola (Foggia), Comando Logístico, Departamento de Voo Experimental Pratica di Mare (Roma), entre outras, tanto para operação e apoio aos caça-bombardeiros como para exercitar a ligação com forças terrestres presentes na Green Flag, através da criação de um Departamento Autônomo de Voo (Reparto Autonomo di Volo - RAV).

Segundo a Aeronautica Militare (Força Aérea Italiana), o exercício representa o estado da arte em cooperação estreita (apoio aproximado) com tropas terrestres. Nas duas semanas de treinamento, há um trabalho em conjunto das tripulações com as tropas terrestres , desenvolvendo e testando táticas para os cenários atuais de emprego. O ambiente reproduz esses cenários complexos em que há grandes riscos de fogo amigo e danos colaterais a civis, que devem ser evitados a todo custo para que se utilize todo o potencial do poder aéreo.

Assim, foram realizadas operações de Air Support (CAS) , Convoy Escort ,Urban CAS, missões envolvendo cooperação com Veículos Aéreos não Tripulados como os Predator MQ-1,que designaram alvos para bombas guiadas a laser (leia mais no link ao final da matéria), e operações de Join Air Attack Team (JAAT), em que um mesmo objetivo foi alvo de ação em que participaram os AMX, artilharia norte-americana, helicópteros AH-64 Apache e pessoal dos 17 º, 16º C e 185º Stormo RAO, incluídos nas equipes de JTAC (Joint Attack Terminal Controller).

amx-italia-green-flag-foto-3-forca-aerea-italiana

Ao todo, os AMX italianos realizaram 171 missões e 300 horas de voo, lançando 30 bombas no polígono, realizando ataque ao solo simulados com o canhão Vulcan de 20mm, ação de evasão em caso de ataque com mísseis antiaéreos (SAM-Surface to Air Missile) e, em cada uma destas missões, foi feita uma análise cuidadosa dos danos colaterais possíveis para a situação tática, para o julgamento da necessidade de abortar o uso do armamento em situações em que poderia haver riscos, mesmo pequenos, de fogo amigo (Blue on Blue) ou de atingir população civil.

O desafio agora é a Red Flag 09-05, em que os AMX italianos atuarão junto aos F-16, F-15, F-18, EA6 Prowler, E-3 Sentry (AWACS) e KC-135 norte-americanos, além dos F-16 dos Emirados Árabes Unidos. Os “inimigos” serão os caças dos grupos de “agressors” dos 64º e 65º CTS.

amx-italia-green-flag-foto-2-forca-aerea-italiana

FONTE e FOTOS: Força Aérea Italiana (Aeronautica Militare)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog