EQUIPES RETIRAM AIRBUS DO RIO HUDSON

Equipes de especialistas trabalharam ao lado de autoridades federais e locais para retirar, na noite deste sábado (17), o avião Airbus 320 da US Airways que afundou no rio Hudson, em Nova York, após um pouso de emergência na quinta-feira passada (15).
As duas caixas pretas serão levadas neste domingo a Washington para serem analisadas. Os investigadores querem descobrir o motivo da falha no motor que levou ao pouso emergencial no rio Hudson.
A equipe utilizou cordas de rebocadores gigantes amarradas às asas e à fuselagem do avião que caiu no rio após uma falha nos motores, minutos após a decolagem do aeroporto La Guardia, em Nova York.
Ray Stubblebine/Reuters
Avião Airbus 320 é retirado do rio Hudson para investigação sobre causa do acidente que levou piloto a pousar no rio em Nova York
O avião foi resgatado para ser examinado por investigadores para descobrir a causa do acidente no qual todos os 155 passageiros e tripulantes sobreviveram e o piloto, Chesley Sullenberger, foi consagrado como herói nacional.
A aeronave foi retirada cuidadosamente das águas geladas do rio, mas mesmo assim peças de metal caiam da fuselagem conforme ela era levantada.
O Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB, na sigla em inglês) afirmou em declaração á imprensa que um dos motores estava preso à fuselagem, contrariando especulação anterior de que ambos os motores da aeronave haviam caído. O outro motor foi localizado com sonar.
Funcionários do NTSB fizeram entrevistas com Sullenberger, copiloto e outros tripulantes neste sábado. "Nós não poderíamos estar mais felizes de que tudo deu certo", disse Kitty Higgins, porta-voz do órgão.
Segundo ela, Sullenberger afirmou que uma revoada de pássaros atingiu o avião, causando a falha no motor e forçando-no a fazer o pouso no rio Hudson.
"Perdemos força nos dois motores. Estamos voltando", teria dito o piloto, segundo Higgins.Ele e o copiloto disseram ter visto uma revoada de pássaros e sentido o cheiro de aves queimadas.
As autoridades disseram que a retirada da aeronave demorou horas já que, repleta de água, seu peso chegava a 500 toneladas. Sua aterrissagem no rio permitiu que todos os passageiros fossem salvos antes da aeronave pousar e consagrou o piloto.
Com Reuters e Associated Press/Folha Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog