AEERONAVE DA FAB AUXILIA SENECA EM EMERGÊNCIA NO POUSO

No último dia 4, uma aeronave Bandeirante de Busca e Resgate (SAR 6543), do 2º/10º Grupo de Aviação - Esquadrão Pelicano - auxiliou uma aeronave civil (matrícula PT-VAF) a pousar com segurança no aeródromo de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul.
A tripulação do Bandeirante interceptou o pedido de socorro, quando seguia na rota Campo Grande/Pirassununga/Rio de Janeiro, após ter sido acionada para uma missão de busca na região do Rio de Janeiro.
No momento da interceptação, a aeronave civil informava ao Centro Curitiba que havia sofrido uma pane em um dos motores e solicitava as coordenadas para o aeródromo mais próximo, pois a mesma não estava conseguindo manter a altitude. Orientado pelo Centro Curitiba, a aeronave seguiu para o aeródromo de Três Lagoas, perdendo na seqüência o contado de comunicações.
Observando a gravidade da situação, o SAR 6543 solicitou autorização a Centro Controle de Tráfego Aéreo de Curitiba para engajar em uma missão de Socorro em Vôo e que fosse providenciada iluminação de emergência para o aeródromo de Três Lagoas, iniciando, logo em seguida, todo o procedimento para auxilio e interceptação da aeronave em perigo.
Ao mesmo tempo, a aeronave Bandeirante fez contato com a Base Aérea de Campo Grande, informando o incidente e solicitando que o Centro Curitiba entrasse em contato com a administração do aeroporto, com a polícia e com o corpo de bombeiros de Três Lagoas, informando a emergência e a necessidade de viaturas no local para iluminar a pista.
As coordenações também foram auxiliadas por uma aeronave da empresa Gol que estava próxima ao local, orientando as equipes de terra quanto ao melhor posicionamento junto às cabeceiras da pista. Logo em seguida, a aeronave SAR fez passagens pela pista a fim de balizar a aproximação da aeronave em pane.
A aeronave em pane efetuou o pouso no aeródromo de Três Lagoas em segurança.
A aeronave SAR prosseguiu para o aeródromo de Presidente Prudente para reabastecimento e pode seguir para sua missão de Busca com a certeza do dever cumprido.
Fonte: 2º/10º GAV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog