REGIÃO DE VOO DE LISBOA COM METADE DO MOVIMENTO DIÁRIO



A NAV – Navegação Aérea de Portugal informou nesta quarta-feira, dia 4 de abril, que dos cerca de 1.500 movimentos expectáveis na Região de Informação de Voo [RIV] de Lisboa realizaram-se apenas 730 movimentos na terça-feira, devido a uma falha técnica a nível europeu, que entretanto já está resolvida.
“Em toda a RIV de Lisboa, foram efectuados cerca de metade dos movimentes expectáveis para uma terça-feira nesta época do ano, isto é: dos cerca de 1500 movimentos expectáveis realizaram-se apenas 730 movimentos”, segundo fonte oficial da gestora do espaço aéreo nacional.
A Eurocontrol, organização europeia para a segurança da navegação aérea, tinha comunicado que uma falha técnica poderia provocar atrasos em metade dos cerca de 30 mil voos previstos para terça-feira no espaço aéreo europeu.
Questionada pela agência de notícias ‘Lusa’ sobre o assunto, fonte oficial da NAV disse na terça-feira que “não existem quaisquer restrições ao tráfego em sobrevoo nas RIV [Região de Informação de Voo] de Lisboa e Santa Maria”.
No entanto, acrescentou a mesma fonte, “nos aeroportos nacionais, à semelhança dos restantes aeroportos da rede europeia do ‘network management’, foram ativados os planos de contingência, o que implica restrição nas descolagens”.
Inédita desde 2001, esta avaria técnica foi resolvida pelas 19 horas de terça-feira, com o “regresso à normalidade” do sistema de gestão do espaço aéreo denominado ETFMS.
“Foram realizados vários testes internos e com a coordenação com os aeroportos, as companhias aéreas e o controlo do tráfego”, segundo uma informação do Eurocontrol, na noite de terça-feira, sobre o sistema que permite gerir até 36 mil voos diariamente.
fonte/foto/NewsAvia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog